HomenagemOito advogados estão entre as 11 personalidades homenageadas na sessão da Câmara de Fortaleza que comemorou o Dia da Memória e da Verdade, alusivo aos 50 anos de instalação da Ditadura Militar no Brasil, completados no dia 31 de março. A solenidade, proposta pelos vereadores e advogados Toinha Rocha e João Alfredo Telles, foi realizada na noite desta quarta feira (30), no plenário, com transmissão pela TV Fortaleza. Também compuseram a mesa o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro; o vice-presidente, Ricardo Bacelar, o secretário geral, Jardson Cruz; e os tesoureiros, Marcelo Mota, Renan Viana e Moab Saldanha, respectivamente da OAB-CE, CAACE e FESAC.

Os homenageados receberam uma placa de reconhecimento pela luta em favor da memória e da verdade dos fatos relacionados às violações dos direitos e deveres civis durante o Regime Militar. Foram indicados à comenda pela OAB-CE os advogados Antônio Jurandy Porto Rosa, Antonio de Pádua Barroso, Benedito de Paula Bezerril, Tarcisio Leitão de Carvalho e Wanda Rita Othon Sidou (in memoriam); pela Câmara, os advogados Inocêncio Rodrigues Uchoa e José Blanchard Girão Ribeiro (in memoriam), que também atuou no jornalismo; o juiz federal aposentado, Sílvio Mota; e os militantes políticos Gilvan Rocha, João Vasconcelos e Pedro Jerônimo de Souza (in memoriam).

Falando em nome dos homenageados, Sílvio Mota lembrou o bispo cearense, arcebispo emérito de Recife e Olinda falecido em 1999, Dom Hélder Câmara, que recentemente teve seu nome destinado à então praça 31 de Março. “Não basta trocar nome de rua, se não se leva ao banco dos réus os verdadeiros violadores dos Direitos Humanos”, protestou.  “Não pode haver democracia num país com tantas desigualdades sociais”, completou. Em nome da OAB-CE, o presidente Valdetário Monteiro destacou que a OAB foi elevada ao patamar a que chegou, na Constituição de 1988, graças à luta empreendida por advogados por justiça e liberdade, durante o período da ditadura.

Ainda durante a solenidade, o presidente da OAB-CE tomou o compromisso de 63 novos advogados (veja reportagem no site), todos nascidos depois de reestabelecida a democracia. O texto do juramento diz: “Prometo (…) defender a ordem jurídica do Estado democrático, os Direitos Humanos, a justiça social (…)”. Assistiram à solenidade o conselheiro OAB-CE, Pedro Bruno, e o presidente da ComissãoEspecial de Ética na Política e de Combate à Corrupção Eleitoral, Tarcísio Silva.