Edisca_ColaboraçãoA OAB-CE, por meio do vice-presidente, Ricardo Bacelar, e da presidente da Comissão de Política contra Drogas, Rossana Brasil, pretende colaborar com o Projeto Edisca. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda feira (19), durante reunião com a representante do Projeto Edisca, Dora Andrade. A entidade é uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desde 1991, vem promovendo o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, através de uma educação interdimensional com centralidade na Arte.

Segundo o vice-presidente, Ricardo Bacelar, “a Edisca é modelo de iniciativa organizada que faz a interface da educação formal com a arte. Vamos colaborar com a OAB Solidária na doação de alimentos, coletados em nossos eventos, na divulgação das atividades e com palestras dos membros de comissão para os integrantes da Edisca sobre direitos básicos e prevenção de drogas. É importante que a OAB participe da construção de uma sociedade mais justa e voltada para a valorização do ser humano.”

A EDISCA foi criada a partir da inquietação de sua idealizadora Dora Andrade e de um grupo de bailarinos, diante da imensa desigualdade social que se via na cidade de Fortaleza e que condenava crianças e adolescentes a um futuro sem possibilidades de desenvolver plenamente suas potencialidades. A formatação da proposta educacional partiu do reconhecimento que, no ensino das técnicas e linguagens artísticas, poderia estar a chave de uma metodologia do ensino da Arte que desenvolvesse as diversas dimensões do humano.

Assim, os primeiros programas implementados foram os de arte (dança, teatro e canto coral). Posteriormente, foi estruturado o programa de Fortalecimento do Ensino Formal. E, para fazer frente à insegurança alimentar das populações atendidas e os frágeis índices de saúde, foram implementados os programas de nutrição e Nossa Saúde. A área pedagógica tem por objetivo manter a qualidade do ensino nos âmbitos do conhecimento formal, segundo os preceitos
dos Códigos da Modernidade, do desenvolvimento das potencialidades e da formação para o desenvolvimento sustentável.