A Secretaria Municipal da Educação (SME) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Ceará (OAB-Ce) realizaram nesta quarta-feira (28/05) a aula inaugural do projeto “OAB EDUCAR: Uma aula de cidadania”, na escola em Tempo Integral Antonieta Cals. O projeto, que conta com uma cartilha de apoio, tem como objetivo formar e informar cidadãos de seus direitos mais básicos de uma forma didática.

Segundo o Presidente da OAB-CE, Valdetário de Andrade Monteiro, a aproximação entre a OAB e os jovens e adolescentes da Rede Municipal de Ensino, tem o objetivo de formar os alunos sobre seus direitos e deveres, incentivando-os a prática da cidadania consciente. “Pretende-se ressaltar os deveres do cidadão, bem como os direitos que cada um tem. É interessante também ter consciência, desde a juventude, que o outro também tem direitos e que não devem ser feridos”, ressalta.

Depois de implantado nas escolas, o projeto continuará sendo desenvolvido através do programa Mais Educação. De acordo com o Presidente da Comissão Comunidade Escola, Paulo Henrique Santana, “é muito interessante essa iniciativa da OAB de estar nas comunidades, principalmente, levando à população conteúdos básicos e de linguagem bastante acessível, com glossário e diversas imagens”.

Para o secretário da Educação de Fortaleza, Joaquim Aristides de Oliveira, o projeto é de grande importância para que cada estudante já possa estar contribuindo para a construção da democracia, desde o interior das escolas. “Compreender melhor seus direitos e deveres como cidadão implica em firmar compromisso com o futuro da comunidade em que se vive”, ressaltou.

Além do secretário municipal da Educação, Joaquim Aristides de Oliveira, e do Presidente da OAB-Ce, Valdetário Andrade Monteiro, estiveram presentes no evento o Vive-Presidente da OAB-Ce, Ricardo Bacelar, o Presidente da Comissão Comunidade Escola da OAB-Ce, Paulo Henrique Santana, o coordenador de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar da SME, João Lúcio de Alcântara, o Coordenador da célula de Incentivo e Acompanhamento ao Controle Social, Geraldo Magela e a equipe de advogados que darão encaminhamento ao projeto nas escolas.

(Do: www.sme.fortaleza.ce.gov.br)