Conferência_ValdetárioO presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, falou sobre Direitos Humanos, na noite desta quarta feira (7), na palestra magna que abriu a Conferência Estadual da OAB do Ceará. A Conferência segue aberta ao público até amanhã (9), no auditório do prédio anexo da Assembleia Legislativa. O presidente abriu sua fala afirmando que a Conferência e o I Encontro dos Advogados do Sertão (15 e 16 de maio, em Crato/Juazeiro do Norte, com inscrições pelo site www.oab.org.br) são resultado do ritmo de trabalho impresso pela gestão da Seccional. “Andamos a 80 quilômetros por hora; quando recebemos a Ordem, ela andava a 30”, comparou.

Sobre Direitos Humanos, o presidente levantou outros aspectos da questão, antecipando o novo modelo transversal que deverá nortear os dois dias de debates. Primeiro demonstrou preocupação com o direito à vida, citando a estatística de 372 homicídios registrados em Fortaleza, nos primeiros três meses do ano. Depois, lembrou a escassez de água que atinge o Estado. “Talvez muitos não morreram de sede, talvez muitos não morreram de fome, mas será que isso é viver o direito à dignidade? – questionou. “O avanço do Direito tem que ser o avanço do ser humanos”, concluiu.

Cinco palestras, seguidas de debate, estão prevista para hoje (8), com os palestrantes Odorico Monteiro (Saúde), Celecina Veras Sales (Educação), José Antônio Parente (Trabalho), Adísia Sá (Comunicação e Mídia) e Cid Carvalho (Política). Outras duas palestras e uma palestra magna estão previstas para amanhã (9), quando também será entregue a Medalha Dragão do Mar, a nove personalidades que atuam em defesa dos Direito Humanos. A programação completa pode ser acessada no site www.oabce.org.br, que também oferece o formulário de inscrição. A Conferência é inteiramente gratuita.