IIICopaOABCEA Comissão de Esportes da OAB Ceará realizará a partir de amanha no campo do UNICLINIC a  III Copa OAB-CE de Futebol Society que, neste ano, reunirá dez equipes formadas por advogados cearenses.

De acordo com o Presidente da Comissão de Esportes, Fabio Coutinho, o objetivo maior, ao se realizar uma copa de futebol é confraternizar a Classe em torno do esporte e preparar os Colegas para o campeonato nacional de advogados, que acontecerá no Rio de Janeiro, no mês de novembro, e terá a participação de uma delegação cearense de atletas formada por 44 advogados. “Com este campeonato já realizado no primeiro semestre, teremos condições de formarmos um melhor time de base da nossa OAB Ceará, de forma que possamos ser campeões na competição nacional. Com a nossa Copa local, poderemos convocar os melhores atletas para representar a advocacia no Rio”, afirmou Coutinho.

“Desde que assumimos a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados em 2007 temos investido no futebol como ferramenta de congraçamento e não tem sido diferente na OAB Ceará, desde 2010, com campeonatos locais e grande participação no campeonato nacional”, afirmou o presidente da OAB Ceará Valdetário Monteiro.

Informações

Local: Campo do UNICLINIC

Data: 07/06/2014, 8:hs

Conheça o Regulamento da  III Copa OAB-CE de Futebol Society:

COMISSÃO DE ESPORTE E LAZER

REGULAMENTO DA III COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY

  CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º – O presente Regulamento tem por finalidade disciplinar a III COPA OAB DE FUTEBOL SOCIETY, a ser realizado sob a organização de sua Comissão de Esportes e Lazer, com apoio da OAB-CE e CAACE, com data de início prevista para o dia 07 de junho de 2014.

Art. 2º- Os participantes deste torneio deverão conhecer este Regulamento e as regras esportivas vigentes do futebol de 7 e assim se submeter, sem quaisquer reservas, a todas as consequências que dele possam emanar.

CAPÍTULO II

DA FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO

Art. 3º – Esta COPA tem por escopo principal propiciar aos participantes, legalmente inscritos nos quadros da OAB-CE, o bom relacionamento, a exaltação da prática desportiva como instrumento de superação das individualidades, integração, confraternização, assim como de fortalecimento da união entre toda a Seccional da OAB – CE.

Art. 4º – A competição será organizada pela Comissão de Esportes e Lazer da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional da Ceará, na pessoa do Coordenador devidamente nomeado pelo Presidente da CEL.

Art. 5º – O Regulamento da Copa será elaborado pela Coordenação da Copa

devidamente designada para esse fim.

Parágrafo único – O Presidente da Comissão de Esportes designará o Coordenador da Copa para aplicação deste regulamento.

Art. 6º – Caberá ao Coordenador da COPA aplicar este regulamento sem quaisquer alterações, que somente poderão ser feitas pela Comissão de Esportes da OAB/CE e Coordenação do Campeonato.

 

Art. 7º – Cabe à Coordenação da COPA organizar a arbitragem, verificar inscrições, bem como providenciar tudo que for necessário para o bom andamento da competição.

 

CAPÍTULO III

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 8º – A competição será promovida pela Comissão de Esportes e Lazer da OAB/CE, OAB-CE e CAACE, em conformidade com o disposto neste Regulamento.

Art. 9º – Compete à CEL:

a) elaborar e aprovar o Regulamento do III COPA OAB de Futebol Society

e homologar ou não as inscrições requeridas;

b) elaborar e aprovar a tabela dos jogos do Campeonato;

c) dirigir a competição, zelando pelo integral cumprimento deste  regulamento;

d) apreciar os recursos de cada equipe, desde que devidamente enviados ao e-mail do Coordenador ([email protected]) no prazo de 24h após cada partida;

e) apreciar os pedidos de exclusão de atletas.

CAPÍTULO IV

DOS PARTICPANTES

Art. 10 – A III COPA OAB de Futebol Society está aberto à participação de todos os advogados regularmente inscritos na OAB/CE:

§ 1º – Cada equipe poderá inscrever no máximo 20 (vinte) atletas;

§ 2º – O atleta poderá se inscrever apenas em uma equipe, não podendo se inscrever em outra, na mesma competição, sob qualquer hipótese;

§ 3º – Os integrantes da Comissão de Esportes e Lazer poderão participar e integrar as equipes participantes;

§ 4º – O atleta cortado de uma equipe não poderá integrar outra na mesma competição se já tiver seu nome constado em súmula, independentemente de ter jogado ou não, nem mesmo no caso de eliminação de sua equipe poderá voltar a jogar no campeonato;

§ 5º – O atleta que se machucar ou ficar impedido de participar do Campeonato, poderá ser substituído/trocado da competição, desde que o representante da Equipe envie requerimento, com documentos comprobatórios, à CEL por escrito até 72h antes da partida.

CAPÍTULO V

DAS INSCRIÇÕES

Art. 11 – As inscrições estarão abertas entre os dias 09/05/2014 a 02/06/2014:

§ 1º – O presente regulamento e a ficha de inscrição das equipes serão obtidos com o membro da CEL, Marcelo Bezerra Greggio, e-mail: [email protected], fone – (85) 88224597 e 96205400;

§ 2º – Para atender as despesas com aluguel do campo de jogo, arbitragem, bolas, premiação e confraternização de encerramento, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) por equipe inscrita na competição;

§ 3º – Em nenhuma hipótese a taxa de inscrição será devolvida a equipe desistente da COPA;

§ 4º – No ato da inscrição os atletas deverão apresentar:

1) ficha de inscrição da equipe, contendo o nome da equipe, nome completo dos atletas, número de inscrição na OAB-CE e data de nascimento;

2) Comprovante de pagamento de inscrição por equipe;

§ 5º – Somente será aceita a ficha de inscrição desde que devidamente preenchida;

§ 6º – Durante a competição será exigida a exibição da carteira da OAB/CE.

CAPÍTULO VI

DOS REPRESENTANTES DE CADA EQUIPE

 

Art. 12 – Cada equipe, no ato da inscrição, deverá indicar um Representante e contato telefônico e e-mail, o qual será responsável por representar sua equipe junto às reuniões convocadas, podendo designar substituto entre seus atletas.

CAPÍTULO VII

DA ARBITRAGEM DA COMPETIÇÃO

Art. 13 – A arbitragem estará a cargo de profissionais contratados pela Coordenação do Campeonato, não sendo admitido, por qualquer motivo, veto a qualquer árbitro escalado, salvo se por interesse do promotor do evento, ou por falta grave.

CAPÍTULO VIII

DA COMPETIÇÃO

 

Art. 14 – A III COPA OAB de Futebol Society será realizada de acordo com as regras oficiais adotadas pela Confederação Brasileira de Futebol de 7 – CBF 7, as quais poderão ser obtidas no link abaixo:

http://www.cbf7.com.br/docs/Regras%20Oficiais%20CBF7%202013.pdf

Parágrafo único – Cada time disputará o jogo com 7 jogadores na linha e 1 no gol.

 

Art. 15 – Os jogos serão disputados em conformidade com a tabela divulgada pela Coordenação do Campeonato no dia do Congresso Técnico, a ser realizado no dia 04/06/2014.

§ 1º – Para a primeira partida do DIA será permitida uma tolerância de 15 (quinze) minutos improrrogáveis.

§ 2º – Para as partidas subsequentes não haverá tolerância, ganhando os pontos, a equipe que estiver devidamente uniformizada com o número mínimo de 6 (seis) atletas em campo, dentro do horário estabelecido.

§ 3º – Em caso de WO, a partida seguinte poderá ser antecipada, desde que os seus representantes estejam de acordo.

Art. 16 – Para iniciar e realizar uma partida, será exigido das equipes um quórum mínimo de 6 (seis) atletas, incluído o goleiro.

§ 1º – Se durante uma partida a equipe que estiver vencendo ficar sem o número mínimo de atletas prescrito neste artigo, o jogo será encerrado, dando-se a vitória pelo placar de 1 X 0 à equipe contrária;

§ 2º – Sendo a equipe perdedora a ficar sem o número mínimo de atletas, a partida será encerrada, mantendo-se o placar;

§ 3º – Se a partida estiver empatada, e uma das equipes ficar sem o quórum mínimo exigido, a equipe que permanecer em campo com, pelo menos, o número mínimo de atletas será considerada vencedora pelo placar de 1 X 0, sendo o escore consignado ao goleiro;

§ 4º – Se ambas as equipes ficarem sem o número mínimo de 6 (seis) atletas, serão declaradas perdedoras e não sendo computado nenhum ponto;

§ 5º – O Representante de cada equipe poderá utilizar-se de quantas substituições desejar. O atleta substituído poderá retornar a partida uma ou mais vezes a critério do representante e/ou técnico da equipe;

§ 6º – Somente podem ficar em campo durante o decorrer das partidas além dos atletas devidamente inscritos os técnicos, representantes e responsáveis pela condução do Campeonato.

§ 7º – Todos os atletas deverão comparecer 10 (dez) minutos antes do início de suas partidas, devidamente uniformizados, com documento de identidade indicado, para assinar a súmula do respectivo jogo, e o árbitro poderá negar o ato em caso de desobediência ao presente dispositivo.

CAPÍTULO IX

DO UNIFORME

 

Art. 17 – Será obrigatório o uso de uniforme completo, os quais serão de responsabilidade de cada equipe.

§ 1º – O atleta somente poderá atuar com o uniforme da equipe (camisa, calção e meião);

§ 2º – OBRIGATÓRIO O USO de chuteiras society e caneleiras;

§ 3º – Coincidindo as cores dos uniformes, a Coordenação da COPA disponibilizará para partida um jogo de colete e que deverá ser devolvido após a partida.

 

 

CAPÍTULO X

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 18 – A III Copa OAB de Futebol Society terá 3 (três) fases:

a)     1ª fase;

b)    Semifinais;

c)    Final.

d)    Ou dependendo do número de equipes inscritas, haverá uma nova fórmula de disputa que será discutida no Congresso Técnico.

Art. 19 – As equipes serão divididas em chaves distintas, identificadas pelas letras alfabéticas, com número de participantes em cada uma delas de acordo com os números de equipes inscritas, mediante sorteio a ser realizado no Congresso Técnico.

§ 1º – Ficam de cabeças de chave: os dois últimos campeões, caso tenha necessidade de outras cabeças de chave, ficarão as equipes de melhor índice técnico de 2013 e 2012;

§ 2º – AS CHAVES SERÃO COMPOSTAS DE 4 EQUIPES. PODERÁ HAVER MODIFICAÇÕES NOS NÚMEROS DE EQUIPES POR CHAVES, CASO O NÚMERO TOTAL DE EQUIPES NÃO TENHA POSSIBILIDADE PARA TAL.

§ 3º – As equipes da mesma chave jogarão todas entre si, classificando as 02 (duas) primeiras com maior número de pontos de cada chave.

§ 4º – As quatros equipes classificadas farão jogos no sistema “mata”, sendo o 1º A x 2º B x e 1º B X 2º A. Caso terminem empatados os jogos serão decididos em cobranças de tiros penais. A disputa far-se-á através da cobrança de 03 (três) penalidades máximas alternadas, persistindo o empate, uma penalidade alternada até se conhecer o vencedor. Qualquer atleta inscrito na súmula do jogo poderá fazer as cobranças (exceto os expulsos).

§ 5º – A final e a disputa de 3º colocado serão disputadas em um jogo só.

Art. 20  – Os jogos terão a duração de 50 minutos, em 2 tempos iguais de 25 minutos, com intervalo de 5 minutos para descanso.

Parágrafo único – Cada equipe poderá solicitar ao mesário 1 (um) tempo técnico de 1(um) minuto de duração, por período. O tempo será concedido quando a bola estiver parada e na posse da equipe solicitante.

CAPÍTULO XI

DA PREMIAÇÃO

Art. 21 – A Comissão de Esportes premiará as equipes e seus participantes com troféus e medalhas.

§ 1º – Campeão: troféu e medalhas de cor dourada;

§ 2º– Vice-campeão: troféu e medalhas de cor prata;

§ 3º – 3º Colocado: troféu e medalhas de cor bronze;

§ 4º – Ao artilheiro e ao goleiro menos vasado (média = gol/partidas) serão entregues um troféu a cada;

§ 5º – Melhor jogador: Troféu (vide § único);

§ único – para eleição do melhor jogador do campeonato, a cada partida, o representante de cada equipe deverá eleger o melhor da partida, indicando-o na súmula de jogo.

CAPÍTULO XII

DA DISCIPLINA

Art. 22 – Às equipes, aos representantes e aos atletas e técnicos poderão ser

aplicadas as seguintes penalidades pela Comissão Disciplinar:

I – Suspensão.

II – Perda de pontos da partida;

III – Exclusão deste campeonato;

§ 1º – São infrações disciplinares de equipes, atletas, representantes e/ou técnicos e suas respectivas penas:

a) impedir e dificultar por deliberação coletiva dos seus integrantes, ou por orientação de seu representante, o desenvolvimento normal do jogo de que participe.

Pena – Suspensão automática do representante e/ou técnico por 1 (um) jogo.

§ 2º – São infrações disciplinares dos representantes, técnicos e atletas

a) Praticar dentro do campo ou nas imediações, e ainda, que estejam fora do campo, ou mesmo sem estar atuando, bem como assumir, por gestos ou palavras, atitudes contrárias à disciplina ou a moral sócio-esportiva em relação a componentes da equipe adversária ou ao árbitro, ainda que na condição de espectador, devidamente assinalados pelo árbitro ou seu auxiliar na súmula da partida, ou comunicação escrita do ofendido.

Pena – Suspensão de 1(uma) a 3(três) partidas e/ou exclusão do campeonato.

b) Agredir, tentar agredir no campo ou nas suas imediações, árbitro ou seus auxiliares, o mesário ou o árbitro reserva.

Pena: Exclusão do campeonato.

c) Ofender moralmente o árbitro ou seus auxiliares, no campo ou nas suas imediações, após a realização da partida.

Pena – Suspensão de 1 (uma) a 2 (duas) partidas.

d) Agir com deslealdade ou inconveniência, ou cometer falta grave que implique em lesão ou/não do outro atleta durante a partida, com prática de atos que perturbem a regularidade da mesma.

Pena – Suspensão de 1 (uma) partida.

e) Agredir, tentar agredir um adversário ou companheiro de equipe, no campo ou nas suas imediações, durante a partida ou após expulsão e constante da súmula:

Pena: exclusão do Campeonato.

Art. 23 – O atleta, técnico e/ou representante expulso de uma partida estará

automaticamente suspenso do próximo jogo de sua equipe.

§ 1º – A equipe que colocar em campo atleta, técnico ou representante irregular e/ou suspenso, perderá os pontos e consequentemente a partida, ficando excluído da competição.

Art. 24 – Em casos omissos deverá a Comissão Disciplinar julgar os atos de indisciplina  baseado no Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBF, sempre dando preferência ao disposto neste regulamento, ou ainda, decidir de forma a sanar qualquer omissão e pelo melhor interesse do campeonato.

 

 

CAPÍTULO XIII

DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES

Art. 25 – A montagem e inscrição dos Atletas de cada equipe serão de responsabilidade de seus integrantes, observadas as regras insculpidas nos arts. 10 e 11 deste regulamento, devendo ser indicado um representante por equipe.

CAPITULO XIV

DA PONTUAÇÃO

Art. 26 – A pontuação de cada partida:

1) Vitória: 03 pontos;

2) empate: 01 ponto;

3) derrota: 0 ponto;

CAPITULO XV

DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

 

Art. 27 – Serão classificados para próxima fase da COPA, sendo critério para desempate:

1) Número de pontos ganhos;

2) Número de gols marcados;

3) Número de gols sofridos;

4) Número de cartões amarelos da equipe;

5) Número de cartões vermelho da equipe;

CAÍTULO XVI

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 28 – O Congresso Técnico para sorteio dos grupos, formação da tabela de jogos e outras deliberações será realizado no dia 04 de junho de 2014 as 16h na sede da OAB-CE.

Art. 29 – As equipes, por seus representantes e seus atletas, sujeitam-se às  disposições deste regulamento.

Art. 30 – Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Campeonato que também poderá consultar a legislação desportiva oficial.

Art. 31 – Este regulamento foi aprovado pelo Presidente da Comissão de Esportes e Lazer da OAB/CE e Coordenação do Campeonato.

Art. 32 – As Impugnações ao regulamento deverão ser encaminhadas ao e-

mail da [email protected] até o dia 02 de junho de 2014.

 

 

 

Fortaleza-CE, 13 de março de 2014.

 

 

Presidente da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/CE

Fábio Rodrigues Coutinho

 

 

Secretário Geral da Comissão de Esporte e Lazer da OAB/CE e Coordenador do III COPA OAB-CE de Futebol Society

Manuel Marcio Bezerra Torres