melissagurgelO presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, o vice-presidente,  Ricardo Bacelar, o secretário geral, Jardson Cruz, o diretor tesoureiro, Marcelo Mota,  receberam na manhã desta sexta, 7, os agradecimento da Miss Brasil, Melissa Gurgel, pelo empenho da OAB Ceará contra a xenofobia.

A OAB Ceará apresentou representação e notícia-crime junto ao Ministério Público Federal para responsabilizar os autores que teceram comentários de cunho racista ao povo cearense em virtude da eleição da Miss Brasil 2014.

O sotaque cearense, a cultura e os bens simbólicos da nossa regionalidade são patrimônios culturais que nos identificam enquanto povo. “Não podemos tolerar qualquer discriminação contra o povo do Ceará”, defendeu Ricardo Bacelar, vice da Ordem e responsável pela subscrição da peça-crime. No Twitter, postagens de cunho preconceituoso falaram do sotaque cearense – uma internauta o define como “sotaquezinho sofrível” – e também comparam os padrões de beleza do Estado aos de outras regiões do Brasil. A  cearense Melissa Gurgel, 20 anos, foi eleita em 28 de setembro de 2014 a Miss Brasil 2014. Ela disputou com outras 26 garotas a coroa de mulher mais bonita do país, em concurso realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.