Pacto por FortalezaO presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, participou, na noite da última quarta-feira (12), de uma sessão solene no Theatro José de Alencar para a apresentação do documento “Pacto por Fortaleza Revisado – a Fortaleza que queremos para 2020”, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza. O evento, coordenado pelo presidente da CMFor, vereador Salmito Filho (PROS), teve a participação do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, todos os vereadores da capital, secretariado municipal e estadual, líderes classistas, empresariado, associações de moradores e população em geral.

De acordo com o presidente Valdetário Andrade Monteiro, o pacto é fundamental para possibilitar o debate, o consenso na elaboração de propostas que visam melhorar a cidade de Fortaleza. “Todas as conquistas e projetos são coletivos e esta é a principal razão para que o debate seja um, englobando todos os atores na construção da cidade que queremos para o presente e para o futuro”, disse.

O presidente da Câmara, Salmito Filho, afirmou que, em 2010, a Câmara percebeu ser necessário criar uma agenda para Fortaleza. “Daí surgiu a idéia do Pacto, que contou com a participação da classe empresarial e da sociedade civil organizada desta cidade, que teve como resultado diversas propostas e desafios. Agora em 2015, no meio do caminho, decidimos fazer uma revisão e entregar esse documento à sociedade como uma prestação de contas”, frisou.

Segundo ele, 25% das propostas foram executadas e 60% estão em execução, o que na sua visão é uma grande vitória. Salmito citou como proposta executada, a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e a integração com os órgãos de segurança do Estado. Falou ainda de propostas em execução. Uma é a redução da pressão demográfica sobre locais próximos a rios, lagoas e áreas de risco, e a superação do desequilíbrio da situação ambiental de Fortaleza. A outra é a recuperação da faixa de praia da Capital, “já existem projetos realizados como a Vila do Mar, mas falta projeto para o Serviluz, área central e costa da Beira Mar”, pontuou.

Quanto a uma proposta não realizada citou a criação de locais para a coleta seletiva de resíduos sólidos em edifícios e a adequação arquitetônica, em forma de lei constante no Código de Obras. Em seguida foi apresentado um vídeo sobre o trabalho do “Pacto por Fortaleza- A cidade que queremos para 2020”. Como proposta, serão realizados oito encontros, todos na Praça do Ferreira, sendo que o primeiro acontecerá no dia 27 de agosto, das 16 às 18 horas, onde a população poderá opinar sobre a cidade que quer para o futuro.