BaturitéEm solenidade prestigiada por diretores, conselheiros, presidentes de subsecções e de comissões, além de advogados e advogadas da região, a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) instalou nesta terça-feira, 15, a subsecção do Maciço de Baturité, na cidade de Baturité. O presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, declarou que a Ordem tem por obrigação prestar assistência à advocacia cearense, esteja onde ela estiver: “E isso se faz também com infraestrutura, como a que estamos disponibilizando a partir de agora para os advogados de todo o Maciço de Baturité. E isso é resultado de um esforço concentrado não só da diretoria executiva da OAB-CE, mas de todos os seus conselheiros, diretores de subsecções e funcionários. Hoje, é um dia histórico para a OAB-CE, da mesma forma como foi com a instalação das subseccionais de Canindé e Cariri Oriental, semana passada”, ressaltou.

Valdetário Monteiro ressaltou que instalação de novas subseccionais pelo interior do Estado faz parte de um projeto da OAB-CE de descentralizar as decisões, de interiorizar as ações da Ordem e de “espraiar” o máximo possível o que ele tem chamado em seus discursos de “trincheira cívica da cidadania”. Ele lembrou que, ao assumir o primeiro mandato de presidente da OAB-CE, em 2010, a entidade tinha apenas oito subseccionais. “Hoje, com a do Maciço de Baturité, esse número já chega a 15. Além disso, já chegamos a 163 salas do advogado em todo o Ceará. É a OAB-CE sempre ao lado do advogado e da advogada, na defesa intransigente das prerrogativas de seu exercício profissional”, pontuou. Ele enfatizou que a luta agora é pela construção da sede própria da mais nova subseccional, a exemplo do que já foi feito em Crateús, Itapipoca, Tianguá e Aracati. Ele informou que no próximo sábado, a partir das 9 horas, será lançada a pedra fundamental da futura sede da subseccional da região, em evento que contará com a presença de toda a diretoria da Ordem e para o qual já estão sendo convidados advogados e advogados de Quixadá e municípios vizinhos.

O presidente da OAB-CE fez agradecimentos especiais aos demais membros da diretoria da Ordem: vice-presidente Ricardo Bacelar, secretário geral Jardson Cruz, secretária geral adjunta Roberta Vasques e tesoureiro Marcelo Mota. “Sem o apoio deles e dos conselheiros nada disso seria possível. O trabalho é grande, mas a satisfação de ver a advocacia cearense fortalecida e apoiada é muito maior. E fazemos todos esses investimentos com a menor anuidade do Brasil, que, além disso, está congelada há seis anos. Prova inequívoca de que o nosso planejamento financeiro, a cargo do Marcelo Mota, não só foi bem feito como está sendo aplicado à risca e com sucesso”, destacou.

Para o presidente da mais nova subsecção da OAB-CE, Rinaldo Braga, a noite de 15 de setembro de 2015 é histórica, principalmente porque representa a conquista de um sonho antigo da advocacia de todo o Maciço de Baturité. “Essa instalação era um desejo carinhosamente nutrido há muitas décadas pelos advogados da região e que, por um motivo ou outro, nunca saiu do papel. Mas que hoje virou realidade”, salientou. Rinaldo agradeceu a acolhida da diretoria da OAB-CE à ideia da criação da subsecção, destacando em especial o parecer do conselheiro Pedro Bruno favorável à iniciativa, aprovado por unanimidade pelos demais membros do conselho da entidade.

Em seu discurso, Rinaldo Braga disse que “a nova subsecção deve ser vista não apenas como a casa de todos os advogados da região, mas como a casa da liberdade, do direito e da cidadania plena”. Ele conclamou os advogados do Maciço de Baturité a fortalecerem a subsecção, com a apresentação de críticas, sugestões e de projetos que beneficiem não só a advocacia, mas também a sociedade em geral. “O nosso sonho agora é que os advogados da região participem ativamente da luta histórica da OAB-CE de forma mais atuante e vibrante, afinal, a casa é de vocês!”. Rinaldo disse que a Ordem da região sai fortalecida na sua luta pelas prerrogativas da advocacia, pelo respeito sagrado aos honorários advocatícios, pela qualidade de vida e pela capacitação profissional de advogados e advogadas e pela melhoria dos serviços judiciários. “Garantindo, assim, a nossa condição de indispensáveis à defesa e à administração da justiça”, finalizou.