oab.carteira.fic (1 de 1)“Esse momento representa a superação de uma trajetória estudantil muito difícil”, disse o advogado Felipe Sousa ao receber, das mãos do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Valdetário Andrade Monteiro, a tradicional “vermelhinha”, nesta quarta-feira (21), na Estácio FIC Aldeota.

Felipe contou que a vida inteira estudou em escolas públicas, pois os pais não tinham condições de custear o ensino particular. A faculdade de Direito só pode ser concluída porque ele recebeu uma bolsa como incentivo. Para percorrer toda essa trajetória até hoje, foi preciso muito estudo e dedicação.

Assim como Felipe, a nova advogada, Isabele Damasceno, disse que o momento representa muito para ela e família. “É simbólico, traduz a coroação de uma trajetória estudantil. Uma cerimônia muito bonita e que muito nos honra”. A emoção dos dois foi dividida com outros 53 novos advogados que, a partir de hoje passam a integral oficialmente os quadros da OAB Ceará.

Presentes à solenidade desta manhã na Estácio FIC o secretário-geral da OAB Ceará, Jardson Cruz, o diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA), Vanilo de Carvalho, o secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Hélio Leitão e o advogado Erinaldo Dantas.

Após a tomada de compromisso, o presidente da OAB Ceará falou aos novos advogados. Ressaltou a importância do estudo para a advocacia e a postura ética e comprometida. “A palavra chave para a advocacia e o sucesso é persistência”, disse. Valdetário Andrade ressaltou as principais ações da Ordem por um Poder Judiciário eficiente. Destacou os cursos preparatórios para o exercício da advocacia, que são gratuitos e oferecidos pela ESA, falou sobre a construção da Nova Sede (Avenida Washington Soares, 800), a implantação do Centro de Apoio ao Advogado e à Advocacia, disponível 24h, e a inauguração do estacionamento para os advogados que atuam na Justiça do Trabalho, no Centro.

Durante a solenidade, o diretor da ESA, Vanilo de Carvalho, anunciou que a Escola oferecerá aos advogados curso de inglês jurídico, além do curso de mestrado em Direito (clique aqui para saber mais). “A ESA é o braço educacional da OAB Ceará e está à disposição de todos vocês, pois somente com muito estudo e ética se encontra o verdadeiro sucesso profissional”.

O secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, também destacou a importância do estudo para o exercício da advocacia. “Somos essenciais para o funcionamento do Poder Judiciário. Sem o advogado, o ideal de Justiça não existe. Por isso, devemos estar preparados para corresponder às expectativas da sociedade. Daí a necessidade da perseverança e estudo permanentes”.