escNo II Encontro Estadual dos Advogados Previdenciários do Ceará, nesta sexta-feira (02), foram debatidos temas relacionados ao Código de Ética, atendimento preferencial nas agências do INSS, cobranças de honorários, prerrogativas dos advogados previdenciários, fórum regional previdenciário, entre outros.  O tesoureiro da OAB Ceará, Marcelo Mota, esteve presente e destacou o apoio da Ordem para o fortalecimento da classe, bem como para a garantia do cumprimento e respeito das prerrogativas dos advogados.

Regina Jansen, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE, falou a respeito dos resultados do evento. “Encontro de extrema importância por congregar todos os advogados do Estado que militam e tiveram oportunidade de apresentar as dificuldades diárias. Resultou na certeza de que juntos podemos resolver várias problemáticas”, disse.

A presidente explicou que a Comissão protocolou, no último dia 29, no Conselho Federal, a criação de rubrica de honorários na via administrativa. Ressaltou a campanha em combate aos atravessadores nas agências, e disse que requereu a fixação de cartazes da Ordem em todas as agências do INSS. “Para que o advogado se identifique, seja atendido e tenha as prerrogativas defendidas e respeitadas em sua essência. Não queremos atendimento exclusivo, mas preferencial que nos é assegurado. Saímos desse encontro vitoriosos e com várias deliberações”.

Regina Jansen anunciou também a edição da Primeira Revista de Direito Previdenciário. Os advogados interessados em publicar artigos devem enviar o documento para o e-mail previdenciá[email protected] até o dia 30 de outubro. Ao final, destacou a importância da união. “A advocacia se fortalece quando atuamos unidos. Juntos somos mais fortes, combativos. Advogado deve ser respeitado na essência de suas prerrogativas e para isso contamos com o apoio da OAB Ceará, que sempre recebeu a classe”.

O advogado Marcos Tavares elogiou a reunião e destacou a necessidade da ampliação das discussões em busca de melhorias. “Esse encontro foi um dos mais importantes da nossa classe. Não estamos discutindo somente honorários, mas o fortalecimento do movimento dos advogados vocacionados, que entendem que o mais importante do Direito Previdenciário é a questão social, o bem estar do cliente, proporcionar vida mais tranquila, paz de espírito e saúde ao cliente”, disse.

Luiz Domingos da Silva, advogado trabalhista há mais de 30 anos, ressaltou a importância da união de outras áreas do Direito. “Se nós, advogados de outras áreas, participarmos mais desses encontros, vai facilitar a vida do cliente, engrandecer a classe e melhorar a prestação do serviço”. O próximo encontro deve ocorrer em dezembro quando será lançada a Primeira Revista de Direito Previdenciário.