Direito da Unifor_40 anosA Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quinta-feira, 8, sessão solene para comemorar os 40 anos de fundação do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, contou com a presença do deputado Fernando Hugo, requerente da homenagem, dos deputados estaduais Audic Mota e Leonardo Araújo, dos diretores da OAB-CE Ricardo Bacelar, vice-presidente; Jardson Cruz, secretário geral; e Roberta Vasques, secretária geral adjunta, do reitor em exercício da Unifor, Randal Martins Pompeu, e do promotor Emmanuel  Roberto Girão Pinto, além de advogados, advogadas, professores, alunos e ex-alunos da instituição homenageada.

Segundo Fernando Hugo, o curso de Direito da Unifor, além de se destacar pela atuação acadêmica, contribui para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de extensão e pesquisa que favorecem a comunidade local. “Concebido com o viés social e humanístico, o curso de Direito promove na comunidade em que está inserido, o acesso à Justiça e à educação para a cidadania. Mantém ainda projetos que integram ações de responsabilidade social, ambiental e cultural, envolvendo a participação de docentes, alunos, funcionários e instituições parceiras”, destacou.

Katerine de Macedo Maciel Diógenes, diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, lembrou o fundador da Unifor, Edson Queiroz, para quem a educação era gênero de primeira necessidade. Ela ressaltou ainda que o bacharelado em Direito da Unifor conquistou recentemente a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação. “O curso diferencia-se pela excelência educacional, mantendo equilíbrio entre a teoria e o aprimoramento técnico, o que garante educação jurídica coerente com os anseios da cidadania e da pluralidade de ideias”, acrescentou.

O vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar, disse que a Assembleia Legislativa prestou justa homenagem ao curso de Direito da Unifor, acrescentando que ela tem contribuído para a formação não só de advogados e advogadas, mas também de magistrados, dada a sua excelência na graduação e pós-graduação. “Falar em Unifor é falar em ensino de qualidade, reconhecido em todo o Brasil. Foi uma das mais belas sementes plantadas pelo chanceler Edson Queiroz, e que certamente coloca a educação cearense em patamar elevado no cenário nacional”, destacou.

Durante o evento, o reitor em exercício da Unifor, Randal Pompeu, recebeu, em nome do chanceler Airton Queiroz, placa comemorativa aos 40 anos do curso de Direito das mãos dos deputados Audic Mota e Leonardo Araújo.