dra manoelaA Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) recebeu, nesta quinta-feira (10), o prêmio “Fórum Justiça de Direitos Humanos Maria Amélia”, às 8h30, no auditório da Defensoria Pública do Ceará. O prêmio é uma comenda entregue a instituições que tiveram destaque na luta por Justiça e direitos humanos no Ceará em 2015.

“A OAB Ceará agradece o reconhecimento do Fórum Justiça pelo belo trabalho desempenhado por todos os membros da Comissão, que teve papel fundamental nessa gestão de reaproximação dos movimentos sociais, sendo vigilante também na defesa intransigente das prerrogativas das mulheres advogadas, no combate à violência contra a mulher e na defesa dos direitos humanos”, disse a secretaria geral adjunta da OAB-CE, Roberta Vasques, que é membro da Comissão e está à frente do “Movimento Mais Mulheres na OAB”.

comissão premio“Para nós da Comissão é muito importante esse reconhecimento, pois sabemos da seriedade da organização do Fórum Justiça. Nós trabalhamos muito e o recebimento desse prêmio é a certeza de que estamos no caminho certo, desenvolvendo trabalhos destinados à defesa e garantia dos direitos humanos, mas especificamente dos direitos das mulheres”, disse a presidente da Comissão, advogada Manuela Praxedes.

Além da Comissão da OAB-CE, outras instituições também foram contempladas: Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar, Comunidade Quilombola do Cumbe, Grupo de Valorização do Negro do Cariri (GRUNEC), Defensoria Pública da União, Comissão da Mulher Advogada – OAB/CE, Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, Centro de Apoio Operacional ao Meio Ambiente do Ministério Público Estadual e Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST).

Fórum Justiça

O Fórum Justiça se apresenta como um espaço aberto a organizações e movimentos sociais, setores acadêmicos, estudantes, bem como agentes públicos do sistema de Justiça, e outros atores que se mostrem interessados em discutir Justiça como serviço público considerando questões de direitos humanos. Desde 2013, o Fórum Justiça Ceará tem realizado, anualmente, debates e homenagens a iniciativas que tenham se destacado na luta por acesso à Justiça e pelos direitos humanos.