IMG_3919O advogado Marcelo Mota tomou posse como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) nesta sexta-feira (1º), no auditório do Conselho Seccional. Valdetário Andrade Monteiro transmitiu a administração da Ordem cearense ao novo presidente, que ficará à frente da Seccional até 2018. A diretoria será composta ainda pela vice-presidente Roberta Vasques; secretária geral, Christiane do Vale Leitão; secretário geral adjunto, Fábio Robson Timbó Silveira e tesoureiro, Gladson Wesley Mota Pereira.

Valdetário Monteiro, que assumirá vaga no Conselho Federal da OAB Nacional, ressaltou ser um desafio enorme administrar a OAB Ceará. “Termino meu mandando com o sentimento de dever cumprido e acredito que a nova missão no Conselho Federal será feita com o mesmo zelo, cuidado, respeito, dedicação e humildade com os quais dirigi os trabalhos da OAB nos últimos seis anos”.

valdetarioO conselheiro federal eleito destacou o momento crítico vivido pela Justiça cearense. “O principal problema da advocacia cearense é, sem sombra de dúvidas, o Poder Judiciário. A Justiça Federal funciona bem, assim como a Justiça do Trabalho, mas, infelizmente, a Justiça comum passa por dias de crises que não são recentes. O presidente Marcelo Mota terá o desafio de lutar por um Judiciário efetivo. Tem experiência, conhece a casa como diretor tesoureiro e credito nele a vontade de colaborar pela melhoria do Poder Judiciário”, disse.

Marcelo Mota ressaltou ser um desafio e uma honra em assumir a administração da OAB Ceará. “Adquiri experiência não só enquanto advogado, mas participando do dia a dia da Ordem quando fui membro de comissão, conselheiro e diretor tesoureiro. Convivi com uma diretoria maravilhosa, aprendi e vi o dia a dia da advocacia, as demandas administrativas e o que a nossa instituição representa”.

Desafios

Marcelo Mota assume a OAB Ceará em um dos momentos mais conturbados para o Poder Judiciário, que vive uma crise sem precedentes. “É uma missão difícil, temos grandes desafios, principalmente, porque temos no Ceará um Judiciário moroso e ineficiente, e nós continuaremos o processo de diálogo, mas também de cobranças para que novos juízes venham a assumir, porque temos déficit de 109 cargos de magistrados, a maioria dos servidores lotados no Interior são praticamente cedidos de prefeituras e câmaras municipais. Não podemos mais em 2016 continuar com isso”.

Defensoria pública

Marcelo Mota também falou a respeito da atuação da OAB Ceará com a Defensoria Pública. “Temos que fazer um trabalho irmanado com a Defensoria Pública, que desempenha uma função muito importante à cidadania, que é dar acesso à justiça a quem não tem recursos financeiros para contratar advogado particular. Temos também um déficit de defensores estaduais, mas procuraremos fortalecer essa categoria tão importante para cada cidadão do nosso Estado”.

Nova sede

A OAB Ceará inaugurou a nova sede no último dia 21 de novembro. A estrutura abrigará as instalações da Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE) e da Escola Superior de Advocacia (ESA). Para o novo presidente da OAB-CE, terminar a construção do prédio é outro desafio. “Fizemos a construção do prédio em tempo recorde. Entregamos à sociedade uma praça 100% pronta, e agora temos o desafio de finalizar as instalações da nossa futura casa, que terá melhor estrutura para atender à advocacia. Temos muitos desafios a alcançar, mas tenho certeza que atingiremos e cumpriremos todas as nossas promessas de campanha”.

POSSE

Na mesma sessão foram empossados os conselheiros estaduais da OAB Ceará, a diretoria da Caixa de Assistência aos Advogados (CAACE), que terá à frente como presidente José Erinaldo Dantas Filho; vice-presidente, Waldir Xavier de Lima Filho; secretário geral, Dejarino Costa dos Santos Filho; secretário geral adjunto, Mário David Meyer de Albuquerque e tesoureiro, Fernando André Martins.

A Escola Superior da Advocacia (ESA) também teve seus diretores empossados. Marcell Feitosa assumirá a direção executiva da instituição; diretora executiva adjunta, Ana Karine Moreira; diretor tesoureiro Edson Pereira Portela Neto e diretor executivo do interior Luiz Guilherme Eliano Pinto e diretor acadêmico, Nestor Eduardo Araruna Santiago.