WhatsApp-Image-20160524Nesta terça-feira (24/05), a Comissão de Trânsito da OAB-CE iniciou ações que promovem a conscientização para um trânsito mais seguro com os motoristas de ônibus. A ação ocorreu na sede da empresa Vega AS Transporte Urbano, localizada no bairro Jacarecanga. A campanha, que faz parte do projeto “Maio Amarelo”, visa reduzir o número de acidentes de trânsito. Participam também da iniciativa a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a Defensoria Pública do Estado do Ceará, o Sindionibus.

Na ação foram ministradas palestras para os motoristas. Temas como direção defensiva e educação no trânsito, ganharam espaço no evento. Também foram entregues panfletos para motociclistas, abordando as principais dicas para um trânsito mais seguro.

O presidente da Comissão de Trânsito, Mário Jatahy, falou da importância do projeto Maio Amarelo. “Nós temos que tratar o trânsito como algo prioritário, porque no Brasil, são mortos por acidente de trânsito, mais de 43 mil pessoas todos os anos. A ideia é repercutir essa ação com os motoristas que trabalham diretamente com isso, e, dessa forma, conscientizar e ampliar a educação no trânsito”, ressalta Jatahy.

De acordo com estatísticas do seguro DPVATI de 2015, cerca de 76% dos acidentes de trânsito acontecem com pessoas do sexo masculino, as mulheres representam apenas 24% dessa estatística. Para a 2ª Secretária Geral da Comissão de Tráfego, Larissa Agnes, as mulheres estão cada vez mais presentes no trânsito e de fato, são mais cuidadosas.

O gerente de educação da AMC, Nertan Rocha, disse que o foco da Autarquia é a segurança viária. “Criamos vários projetos para todos os atores do trânsito, aqui estamos voltados ao respeito dos condutores para com a faixa de pedestre.” Segundo Cléo Falcão, gerente de desenvolvimento humano da Vega, as atividades estão sendo feitas também nos terminais e vão se prolongar até o final do mês de maio.