3a217b95-d7a1-497c-afc1-dcec53dc327cJosé Walmir Mourão teve o braço direito amputado aos oito anos de idade por conta de um erro médico. A situação, porém, não foi motivo para desânimo. Hoje ele conseguiu uma carta de admissão para trabalhar em uma concessionária de automóveis durante o ‘Dia D da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS’.

“É um dia muito importante que nos incentiva a continuar lutando, apesar de existirem muitas empresas que não aceitam pessoas com deficiência. É um modo de podermos mostrar que também somos capazes, que temos condições de nos coloramos no mercado de trabalho”, disse Walmir Mourão.

8fcb1358-81ff-409b-9c73-3da849482561O evento objetiva ajudar pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados do INSS em busca de uma oportunidade de emprego. Para isso, é preciso que os interessados compareçam ao Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência, da Barra do Ceará, com currículos, RG, CPF, Carteira de Trabalho, laudo médico/técnico ou certificado de reabilitação profissional pelo INSS e PIS (se tiver).

A Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da OAB Ceará participou da iniciativa. “Aqui as empresas disponibilizam vagas, as pessoas se credenciam e podem se habilitar a uma atividade laboral, o que representa uma grande oportunidade. Quem sabe um dia possamos ter mais empresas, inclusive escritórios de advocacia, disponibilizando vagas de trabalho para pessoas com deficiência”, destacou a presidente da Comissão, Liduína Carneiro.

Ainda segundo a advogada, a OAB tem papel social muito importante e por isso a sociedade deposita muita confiança na Ordem. “Temos o papel de orientar a respeito das cotas, de dar respaldo e solucionar dúvidas para o cumprimento das ações voltadas para as pessoas com deficiência, e, se for o caso, dar suporte e encaminhar para os órgãos responsáveis”, disse.

Entre as instituições disponíveis para atendimento estão o INSS, órgãos do governo do Estado, Delegacia do Trabalho, entre outros.