emersonNesta quarta-feira (21/09), a vice-governadora, Izolda Cela, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Abelardo Benevides Moraes, assinaram no Palácio da Abolição, o Convênio nº 18/2016, que visa garantir medidas para a remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e atitudinais em 150 locais de votação, a fim de promover um amplo e irrestrito acesso de pessoas com deficiência ao exercício do voto. O vice-presidente da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, Emerson Damasceno, esteve presente na ocasião.

Para Emerson, a assinatura é emblemática e representa um viés muito positivo à causa das pessoas com deficiência. “Notamos que, cada vez mais, os poderes e o estado em si estão percebendo a importância de garantir os mecanismos de inclusão, para que as pessoas com deficiência exerçam a plenitude a sua cidadania”, ressalta.

A assinatura do convênio aconteceu também  para comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, o TRE entregou ao presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará, Francisco Jacinto Araújo da Silva, um relatório com o resultado da vistoria, em todos os locais de votação no Estado, apontando as principais barreiras existentes que dificultam o acesso do eleitor com deficiência às seções eleitorais.