O Centro de Apoio Itinerante da OAB Ceará promoveu, em menos de um mês, dezenas de visitas a estabelecimentos da Região Metropolitana de Fortaleza. Participaram da iniciativa o coordenador do Centro, José Navarro e o advogado Cesar Azevêdo.

O Centro de Apoio esteve em presídios de Itaitinga, no fórum e presídio de Pacatuba, no Centro de Triagem da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), Horizonte, Chorozinho, Juizados Especiais, delegacias, entre outros.

O presidente Marcelo Mota destaca que o Centro de Apoio é um importante instrumento da Ordem cearense na defesa intransigente das prerrogativas profissionais. “O serviço é gratuito para a classe e funciona em tempo integral, desempenhando uma função essencial para o desenvolvimento da profissão”, avalia.

Em São Gonçalo do Amarante, por exemplo, a equipe esteve na Vara Trabalhista onde verificou espaço físico insuficiente para acolher a grande demanda da Unidade. “Dezenas de jurisdicionados se aglomeram numa sala, cujo espaço físico é insuficiente para todos. Muitos advogados e partes têm que ficar na parte externa do fórum expostos ao forte sol. A sala de audiências também é pequena e comporta poucas pessoas durantes as audiências”, disse o coordenador José Navarro.

Em Paracuru e em Paraipaba a dificuldade maior dos advogados diz respeito à ausência de juiz titular. Ambas as unidades possuem um grande acervo processual e os juízes recém-designados respondem por várias comarcas, o que inviabiliza o adequado atendimento aos jurisdicionados e advogados.

Visitas do Centro de Apoio Itinerante
06/06 – Caucaia
13/06 – Maracanaú
20/06 – Itaitinga – Presídios
27/06 – Pacajús – Fórum Estadual
04/07 – Pacatuba – Fórum e Presídio
11/07 – Horizonte, Chorozinho e Centro de Triagem da Sejus
18/07 – Juizados Especiais e Delegacias.