A Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da OAB Ceará recebeu homenagem da vice-governadoria do Estado do Ceará, por ocasião do aniversário de um ano do Fórum de Mediação e Justiça Restaurativa, por sua colaboração efetiva para o alcance dos objetivos do Fórum e pela parceria junto ao Pacto por um Ceará Pacífico.

“Destaco a importância da capilaridade do Fórum que propicia a realização de diversas ações, por meio de parcerias firmadas entre as instituições que o compõem”, disse a vice-governadora, Izolda Cela, ao tratar sobre o impacto social do Fórum.

“É um grande presente participar desse Fórum porque aprendemos muito com a partilha de conhecimentos e experiências que acontecem em nossos encontros mensais. A OAB-CE teve a honra e o prazer de sediar duas reuniões mensais nesse primeiro ano de trabalho e estaremos sempre à disposição de anfitrionar futuros encontros, no intuito de continuar contribuindo para o fortalecimento da Cultura de Paz”, afirmou a presidente da Comissão, Darlene Braga, que também é conselheira estadual e membro da  Comissão Nacional de Mediação.

O evento aconteceu no auditório da vice-governadoria na tarde do dia 10 de agosto e contou com a participação dos representantes das 27 instituições que compõem o  Fórum. Na ocasião, participaram de palestra ministrada pela professora Lilia Maia de Morais Sales sobre “Gestão de Conflitos e Criatividade”.

“A capacidade de resolver conflitos é uma das habilidades mais requisitadas para o século XXI. Quem desenvolve essa habilidade, carrega consigo outras ferramentas importantes para lidar com problemas, tais como empatia, saber ouvir, fazer perguntas adequadas, observar melhor. Então, a relação da criatividade com a resolução de conflitos é peça chave para você encontrar soluções para problemas antigos, por meio de caminhos diferentes, trazendo um cenário inovador e pacificador, fundamental para a humanidade”, disse Lilia Sales.

Cristiane Holanda, coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da vice governadoria, disse que “o Fórum de Mediadores nasceu como uma iniciativa para fortalecer a importância da Justiça Restaurativa, da Mediação e da Cultura de paz, com o objetivo de integrar as ações das diversas instituições que se dedicam a esses temas”.