Recentemente, após uma das atualizações para o sistema operacional Windows 10, houve um bloqueio da aplicação Java para o uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB-CE preparou um tutorial para explicar como sanar o erro. Veja aqui.

O presidente da Comissão de Direito da Tecnologia da Informação da OAB-CE, Renato Torres, explica como resolver o problema. “Ao tentar carregar o assinador do certificado, aparece a seguinte mensagem ao usuário: “Aplicativo Bloqueado pela Segurança do Java”. Para solucionar o problema, algumas configurações no próprio Java são necessárias, como por exemplo, incluir a URL dos PJes que deseja utilizar como exceção de segurança. Esse tutorial é uma forma de prevenir que esse erro cause ao dano a advocacia cearense”, ressalta.

O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema de processamento que substitui a tramitação física de processos judiciais pela forma virtual. O sistema foi Desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário.

Veja o passo a passo:

Passo 1. Na busca do Windows digite → “Painel de Controle”

Passo 2. Procure o ícone do Java no Painel de Controle.

Passo 3. Clique na aba “Segurança”, selecione o nível de segurança para “Alta” e por fim clique em “Editar Lista de Sites”.

Passo 4. Em “Lista de Exceções de Sites”, clique no botão “Adicionar” onde deverá inserir as URLs dos sistemas que deseja utilizar, lembrando que deve ser o endereço completo, incluindo o https://

Passo 5. Restaure os “Prompts de Segurança” do Java, que são as janelas que pedem para “continuar”, “avançar”, “prosseguir” etc. Confirme a opção em “Restaurar Tudo”.

Passo 6. Abra o Navegador PJe do CNJ e caso a janela abaixo apareça, marque a opção “Eu aceito o risco de desejo executar esta aplicação.” e depois clique em “Executar”.