Na manhã desta terça-feira (22/05), teve início o II Fórum Cearense de Liberdade Religiosa, promovido pela OAB Ceará, por meio da Comissão de Liberdade Religiosa, na Unichristus. Entre os temas que serão debatidos estão a liberdade religiosa como direito humano universal; liberdade religiosa no mundo corporativo; ódio religioso e legislação de proteção e defesa à liberdade religiosa no Brasil, além da palestra sobre as mulheres e o islã. O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, também esteve presente.

De acordo com o presidente da Comissão de Liberdade Religiosa do Conselho Federal da OAB-CE, Félix Palazzo, o momento foi importante para as pessoas possam compreender que o direito de liberdade de crença é um direito para todos. “Queremos mostrar para população que esse é um dos direitos democráticos mais importantes e que a OAB organiza eventos como forma de atuação na defesa desses direitos”, afirma.

Para o presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-CE, Robson Sabino, a discussão se faz necessária. “Cerca de 25 pessoas, entre palestrantes e participantes das mesas, estão à frente das pautas”, destacou.
Segundo o Membro Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos, Fábio Nascimento, em 2014 foi criado o Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa (CNRDR) com intuito de criar Políticas Públicas para combater a intolerância religiosa. “Precisamos melhorar o panorama da intolerância religiosa, por isso eventos como este são importantes, pois trazem para o diálogo essa temática e informa a população sobre o assunto”, ressalta.