Na sede da OAB-CE, durante toda a manhã desta quinta-feira (03/05), servidores da Ordem cearense receberam treinamento de capacitação do INSS Digital. Posteriormente, os mesmos devem capacitar a advocacia que milita na área previdenciária. Na ocasião, a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-CE acompanhou todo a capacitação.

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, ressalta que essa etapa do processo é mais um passo em prol de uma grande conquista. “Estamos dando continuidade a essa parceria que deve desburocratizar os serviços e contribuir para que a advocacia tenha seu trabalho facilitado”, destaca.

Pedro Bruno, diretor de relações institucionais da Ordem cearense, destaca que a iniciativa visa atender a advocacia da melhor forma possível, de forma célere. O convênio foi firmado em março e deve possibilitar aos advogados e as advogadas de todo o Estado o acesso digital aos processos administrativos, bem como o protocolo dos requerimentos ou revisões de benefícios, sem a necessidade de ir a uma agência.

“Essa capacitação vai resultar no cadastro de advogados e deve efetivar o trabalho junto a militância do serviço previdenciário. Iniciamos uma segunda fase onde a própria Ordem está ligada ao INSS podendo os mesmos entrar no link do INSS, fazer o seu cadastro e acessar diretamente”, explicou a Secretária Geral, Christiane Leitão.

A Comissão de Direito Previdenciário, representada pela presidente Regina Jansen, esteve presente acompanhando a capacitação. “A comissão está acompanhando e convoca toda advocacia, por entender como muito importante, a participar desse processo. Em breve, efetivaremos essa grande conquista”, concluiu.

De acordo com o representante do Serviço de Atendimento da Gerência Executiva do INSS Fortaleza, Francisco Leno, o advogado vai poder protocolar o seu requerimento do próprio escritório. “Estamos avançando e hoje viemos realizar treinamento interno junto a OAB-CE para que se crie o fluxo de cadastro de todos os advogados e advogadas da instituição”, disse.

A capacitação da advocacia deve ser realizada em breve com o intuito de habilitar para requerimento e habilitação do sistema. Todos os advogados e advogadas que devem ser beneficiados com a parceria. As subsecções de Juazeiro e Sobral, em breve, devem ser as regiões beneficiadas com a capacitação para efetivação do convênio.