Na manhã da última segunda-feira (17/07), a Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção se reuniu em prol da formatação de ideias para o lançamento do Observatório das Eleições. O projeto trata-se de um auxílio aos cidadãos durante o período eleitoral com a possibilidade de denúncia em eventuais casos de crimes eleitorais, entre outros. O encontro aconteceu no Plenário da Ordem cearense. A Comissão de Direito Internacional da Ordem cearense, juntamente com Assembleia Legislativa do Ceará também apoiam o projeto.

“O Observatório das Eleições vai funcionar como uma ferramenta digital para auxiliar o eleitor nas eleições. A ideia é que se crie um site, para de dar publicidade de forma sistêmica e reunida sobre informações a respeito dos candidatos, como também, levar a conhecimento do eleitor a legislação e orientar acerca dos canais de denúncia”, explica Yury Gagary, membro da Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção que esteve coordenando o evento.

No site, a população terá acesso às informações do candidato que deseja apoiar, incluindo suas propostas e poderá interagir deixando seu comentário ou questionamento. “Está foi o primeiro de uma serie de eventos que ocorrerão até a primeira quinzena de agosto, momento no qual deverá ser lançado o programa. Pretendemos executar o quanto antes”, conclui Rafael Mota Reis, presidente da Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção da OAB-CE.