Teve início nesta quarta-feira (12/09), o I Congresso Cearense de Direito Previdenciário, realizado pela Comissão de Direito Previdenciário da Ordem cearense. Na ocasião, serão tratadas as questões mais discutidas no cenário da militância previdenciária nacional em diversos temas. O evento segue até amanhã (13/09), das 8h às 18h. Os principais assuntos a serem debatidos perpassam pelos benefícios por incapacidade, processo administrativo, previdência rural, advocacia previdenciária empresarial, dentre outros.

A presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Regina Jansen, explicou que o evento vem de uma evolução de simpósios. “Fizemos em torno de sete simpósios, mas sentimos a necessidade dessa ampliação de conhecimento, portanto, estamos realizando esse primeiro congresso. É o último evento dessa gestão da comissão, dentro do nosso plano de formação continuada, o que significa um marco para nós”, disse.

O presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, também esteve presente, compondo a mesa de abertura. “Serão explanados aqui temas atuais, com palestrantes bastante qualificados. Esse é um momento importante para os militantes da advocacia previdenciária, pois é uma iniciativa que debate e aprofunda o conhecimento de um dos maiores pilares da cultura jurídica”, disse.

O diretor da Escola Aberta de Direito, Thiago Albuquerque, é um dos parceiros do congresso.
“Trazemos para o Ceará um dos maiores nomes de todo o Brasil do Direito Previdenciário, em busca de propiciar uma ação de qualidade e um conhecimento mais apurado sobre as ações abordadas”.

O palestrante Mauro Hauschild falou sobre a previdência social no Brasil. “Traçamos números e indicadores, com o intuito de tentar trazer para os participantes uma perspectiva de futuro de todos esses regimes. É um debate muito importante e relevante para trazer  à tona”, concluiu.