Salvador foi palco do 2º Encontro e Seminário Nacional ADJC (Advogadas e Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania), realizado entre os dias 15 e 16 de fevereiro, no hotel Portobello, em Ondina. A relação entre a advocacia e a democracia brasileira foi tema do seminário.

O conselheiro Federal da OAB Ceará, Hélio Leitão, fez parte da 3ª mesa com o tema “Panorama dos retrocessos: econômicos, sociais, políticos, direitos humanos, meio ambiente, indígenas, prerrogativas dos advogados”. “A minha intervenção foi no sentido de pontuar os retrocessos na área de direitos e garantias fundamentais que estão em iminência de acontecer no País. Em especial, no que respeitar à flexibilização do controle de armas e às inconstitucionalidades da proposta legislativa do pacote anticrime”, explica.

A presidente da comissão de defesa da  Mulher Advogada, Christiane Leitão e a presidente da comissão de Direito Sindical, Jane Calixto, também prestigiaram o evento, que, ao longo de dois dias, reuniu 20 conferencistas em cinco mesas de debate. O seminário trouxe à tona temáticas ligadas ao neoliberalismo, papel da frente democrática, defesa da Constituição e da Democracia, entre outros.

Para Christiane Leitão, o evento trouxe nomes importantes do cenário político nacional e debateu temáticas com foco na atualidade. “Foi um momento de muitas partilhas de ideias. O seminário aprofundou as discussões em defesa da Constituição, além de contribuir para a defesa da democracia, da justiça e da cidadania”, afirmou.