Triênio 2022/2024

Total de Membros:

Total Geral de Membros: 25

1) OBJETIVOS

1º Realizar audiência Públicas Periódicas e acompanhar o encaminhamentos destas.

2º Elaborar junto aos governos estadual e municipal, políticas de reinserção social e recuperação dos dependentes químicos, abrangendo atenção familiar e comunitária e inclusão no mercado de trabalho.

3º Promover cursos em parceria com a Escola Superior de Advocacia, ESA/CE.

4º Realizar quatro ações sociais por ano em parceria com a Estação Móvel da Secretaria Executiva Sobre Drogas do Estado do Ceará.

5º Consolidação do Grupos de Estudos sobre Políticas Públicas sobre Drogas com apoio da ESA/CE.

6º Foco nas políticas de prevenção ao uso indevido de Substâncias Psicoativas;

7º Manter e ampliar parcerias com entidades públicas e privadas com o objetivo de debater a temática das drogas, buscando ações que visem identificar e trabalhar as principais causas e consequências do uso das drogas.

8º Realizar, Juntamente com a Comissão de Educação, palestras e debates sobre os riscos causados pelo consumo de drogas, incluídas entre essas, o cigarro e o álcool em instituições educacionais (escolas, universidades, cursos, etc).

9º Estabelecer política de cooperação com o Ministério Público Estadual, quando das visitas de fiscalização à comunidades terapêuticas, objetivando que essas estejam atendendo às determinações fixadas na legislação que normatiza o funcionamento dessas entidades;

10º Atingir mil pessoas/ano por meio das ações da CPPD OAB/CE.

2) DESCRIÇÃO DA COMISSÃO

A Comissão de Políticas Públicas Sobre Drogas (CPPD) da OAB/CE se reúne mensalmente, sendo composta por uma Diretoria Executiva: Uma Presidente, Uma 1º Vice Presidente, Um 2º Vice Presidente, Uma Secretária Geral e Um Secretário Geral Adjunto, além dos membros efetivos e consultivos

3) LEGISLAÇÃO AFETA A COMISSÃO

Lei nº 11.343/2006, Constituição Federal/88, Lei nº. 10.409, de 11 de janeiro de 2002, Medida Provisória nº 2.225-45, de 4 de setembro de 2001, Código Penal, Código de Processos Penal, bem como as demais leis, tratados, acordos, convênios bilaterais e multilaterais que tratam sobre a matéria.

4) ATRIBUIÇÕES

Motivar a sociedade para que haja um posicionamento proativo quanto ao debate sobre o uso e consumo de drogas lícitas e ilícitas, representando a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará em debates, fóruns, conselhos temáticos, seminários, bem como interagir com entidades civis, Governamentais, Ministério Público, entre outros quanto à temática das drogas.

REUNIÕES ORDINÁRIAS

Local: Sede da OAB/CE – Salas de Reuniões – 1º Andar