A Comissão de Direitos Humanos da OAB Ceará se reuniu com uma comitiva dos povos indígenas do Ceará, representando suas organizações. Além da escuta acerca das problemáticas enfrentadas por essa população, a reunião também serviu para esclarecer o papel da OAB como instituição, junto aos índios e em prol de suas lutas.
De acordo com a vice-presidente da Comissão, Mayara Justa, durante a reunião, ficou estabelecido que dois advogados indígenas, Jorge Tabajara e Weiber Tapeba, passaram a compor a Comissão de Direitos Humanos. O objetivo é que eles possam dar os encaminhamentos necessários às demandas dentro da Comissão, no que diz respeito aos povos tradicionais indígenas e quilombolas. “É muito importante para a comissão de direitos humanos ter a presença de dois advogados indígenas. Ninguém melhor do que eles mesmos para trazerem as suas pautas, colocarem quais são as lutas indígenas e quais as contribuições que a OAB pode dar através da comissão”, destacou.
Também ficou o encaminhamento para que a comissão busque uma parceria com a Escola Superior de Advocacia – ESA, para realização de um curso sobre direitos indígenas. Segundo Mayara Justa, essa matéria praticamente não é lecionada nas faculdades. A ideia é que outros advogados conheçam a temática. “Essa reunião, revela essa parceria que a Ordem vem estabelecendo com os povos indígenas e outras camadas populares do nosso Estado. Estamos trabalhando para fazer com que a OAB seja esse instrumento de luta pelos direitos”, finalizou.
Participaram da reuião: Marciane Tapeba, representante da Articulação das Mulheres Indígenas do Ceará (Amice); Ceiça Pitaguary, Coordenadora da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince); Weibe Tapeba, assessor da Federação dos Povos e Organizações Indígenas – Fepoince e membro da Comissão Nacional de Política Indigenista e da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena; Cassimiro Tapeba, representante da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo; Kilvia Tapeba, presidente da Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia (ACITA).