Na sexta-feira (03), a OAB/CE em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense e o Grupo de Mulheres do Brasil – Núcleo Fortaleza, promoveram o curso sobre “Práticas Restaurativas Sistêmicas no Ambiente Profissional, Organizacional e na Vida Pessoal”. O curso visa a utilização de ferramentas e dinâmicas de abordagens restaurativas sistêmicas de forma vivencial na vida profissional e pessoal, propiciando o desenvolvimento coletivo.

O curso promoveu a integração do indivíduo através de ferramentas de harmonização do ambiente, com foco na resolução do conflito. A convite, a facilitadora do curso sobre práticas restaurativas, Márcia Sarubbi, mediou o evento com o objetivo de trazer o ensino aos demais profissionais presentes. “Procuramos trazer nesse curso algumas fermentas para os empresários, advogados, mediadores, bem como profissionais de todas as áreas, para utilizar de métodos com foco na resolução do conflito, tanto internos como externos”, afirmou.

De acordo com a psicóloga e especialista jurídica, Socorro Fagundes, a prática propõe restaurar, dentro das organizações e nos profissionais, uma cultura de paz e empatia com o próximo. “Estamos querendo fazer algo diferente, trazer novas mudanças. A prática restaurativa envolve não somente uma questão individual, mas uma questão social, pois todos nós estamos integrados uns com os outros. Desse modo, propomos uma cultura de paz dentro das organizações, induzindo novas mudanças nas diversas áreas onde cada profissional atua ”, disse.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, Christiane Leitão, esteve presente e destacou a importância da prática na advocacia e dentro da Comissão. “A Comissão da Mulher trabalha através de vários grupos, um deles, é o da violência de gênero. A nossa ideia é capacitar as colegas advogadas, bem como toda a nossa estrutura para que possamos fazer uma abordagem quando orientadoras ou palestrantes. É um assunto que nós, profissionais do direito, precisamos entender ”, salientou.

O Promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Elkio Uehara, participou do evento e destacou o objetivo da atividade baseado nas práticas respeitosas. “O propósito do evento é divulgar o conhecimento sistêmico e as práticas restaurativas. Esse serviço está disponível a toda comunidade que busca a reestruturação de vínculos de forma respeitosa, embasado de acordo com os princípios da empatia sistêmica, da colaboração e da vida como um todo. ”, concluiu.

Na ocasião, houve o lançamento do livro “Direito Sistêmico: A Serviço da Cultura da Paz”, de Marcia Sarubbi. A Secretária do Movimento Mulheres do Legislativo, Christiane Sales, abordou o objetivo do livro trazido pela facilitadora. “A Márcia está trazendo um olhar sistêmico, através das práticas legislativas, enquadrando nas instituições a cultura de paz através de uma nova visão, trazendo equilíbrio entre o dar e o receber dos indivíduos dentro da sociedade, assim evitando conflitos dentro das organizações, bem como na vida social”, destacou.
O evento contou com a presença da advocacia, do presidente da OAB/CE Erinaldo Dantas, bem como psicólogos (as), escrivães, pedagogos (as), e demais áreas que trabalham na rede do Estado e do Município, no qual atuam através das práticas socioeducativa.