A Seccional Cearense participou do evento “Diálogo da OAB com as Instituições de Ensino Jurídico”, promovido pela OAB Nacional, que teve como a pauta a importância do Exame de Ordem para a sociedade e também ouvir as instituições de ensino superior em busca de melhorias para a avaliação dos bacharéis em Direito. O evento ocorreu no dia 3 de setembro, na sede da OAB Nacional, e contou com a presença do conselheiro estadual da OAB-CE, Eduardo Pragmácio.

Na ocasião, foi conversado sobre o exame de ordem diante das novas diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC), dados e informações relativos ao Exame de Ordem, destacando estatísticas de aprovação e reprovação e a importância das novas diretrizes curriculares do curso de Direito, que entram em vigor de forma obrigatória a partir de 2021. No momento, as Instituições de Ensino Superior (IES) colaboraram bastante, sugeriram melhorias, sobretudo, quanto às estatísticas e análise dos resultados. A OAB reforçou também a necessidade de um freio nas autorizações para abertura de novos cursos jurídicos no Brasil. A ideia é medir e aprimorar a qualidade dos cursos já existentes antes de permitir a entrada de novas faculdades de Direito no mercado de ensino no Brasil.

O Conselheiro da seccional, Eduardo Pragmácio, salientou que o evento “Foi muito proveitoso, tanto para as Instituições de Ensino como para a própria OAB, pois em um diálogo franco, aberto e colaborativo, houve a efetiva participação dos interessados e vários encaminhamentos para melhoria do exame e da divulgação dos resultados”, informa.

Estiveram presentes no evento o Conselheiro Estadual da OAB-CE, Eduardo Pragmácio; o Vice-Presidente da OAB Nacional, Luiz Viana; o Diretor-Tesoureiro, José Araújo de Noronha, Secretário Geral e Coordenador Nacional do Exame de Ordem, Beto Simoneti; Presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Marisvaldo Cortez, e várias instituições de ensino e membros das Comissões Estaduais de Exame de Ordem.

Com informações da OAB Nacional.