No próximo dia 14 de maio (terça-feira), a partir das 16h, a OAB-CE promove o lançamento do livro “Os indígenas do Rio Grande do Sul e a Ditadura Civil-Militar (1964-1985): Um período de intensificação de um habitus colonial violador de direitos”. O evento é gratuito e uma realização da Comissão de Direito Sindical, Comissão de Direitos Humanos, Comissão Especial de Defesa dos Povos Indígenas, Comissão da Memória, Verdade, Justiça e Defesa da Democracia, Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP), Fórum Justiça, e a Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince). A programação será realizada no Plenário da Ordem, e as inscrições podem ser feitas no link: https://esace.org.br/produto/lancamento-do-livro-os-indigenas-do-rio-grande-do-sul-e-a-ditadura-militar-1964-1985/

O lançamento do livro será acompanhado de uma palestra com o autor Rodrigo de Medeiros Silva. A obra é fruto de extensa pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade La Salle, onde aborda de forma minuciosa o impacto do Regime Militar nos povos indígenas do Rio Grande do Sul. A obra analisa as diversas violações sofridas por essas comunidades durante esse período sombrio da história brasileira.

A publicação apresenta pesquisa que visa compreender os danos materiais e imateriais infligidos aos povos originários do estado, demonstrando como o autoritarismo do regime militar intensificou um habitus colonial já enraizado na sociedade brasileira.

“O evento oferece aos participantes a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre essa importante temática. Não perca a oportunidade de participar deste evento significativo, que contribui para a memória, verdade e justiça em relação aos povos indígenas do Brasil”, explica a diretora adjunta de Relações Institucionais da OAB-CE, Jane Calixto.

A obra é uma análise jurídica e social fundamentada em pesquisa empírica e pesquisa-ação, que busca um olhar interdisciplinar sobre o tema, articulando conceitos como o habitus de Pierre de Bourdieu e a colonialidade presente no Direito crítico latino-americano.

Sobre o Autor:
Rodrigo de Medeiros Silva é advogado, membro da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares, e atualmente ocupa o cargo de ouvidor-geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Doutor em Direito e Sociedade pela UniLaSalle, mestre em Direitos Humanos pela UniRitter, especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pelo IDC e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza.