Em visita ao presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Washington Araújo, por ocasião da passagem por Fortaleza do presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, e comitiva, nesta terça-feira (1), a presidente da Comissão Nacional da Mulher da Advogada da OAB, Daniela Borges, a vice-presidente da OAB Ceará, Vládia Feitosa; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará, Christiane Leitão; aproveitaram a oportunidade para pedir ao chefe do judiciário cearense que seja cumprida a Lei Júlia Matos. A Lei dispensa advogadas gestantes e lactantes de passarem em aparelhos de raio-X, além de dar a elas a prioridade nas audiências e sustentações orais.

Daniela Borges explicou que o Conselho Federal iniciou um trabalho de prerrogativas da mulher e que o desafio é unir forçar. “Precisamos garantir melhores condições de trabalho para as mulheres. Estamos ainda nesse desafio de encontrar o apoio dos tribunais e das autoridades para fazer valer a Lei Júlia Matos. Deu pra perceber que o senhor é um homem muito sensível quanto a essas causas e contamos com o seu apoio”, afirmou.

Vládia Feitosa argumentou sobre a importância de dar prioridade às colegas lactantes e gestantes nas audiências e sustentações orais. “É uma forma de garantir melhor condição de trabalho para as gestantes e lactantes”, disse.

Integrantes da Comissão da Mulher Advogada da OAB Ceará também estiveram presentes e endossaram as palavras de Daniela Borges e Vládia Feitosa. Para elas, o cumprimento da Lei é de extrema importância e garante à mulher a possibilidade de exercer o papel de mãe e profissional, simultaneamente.

Na oportunidade, Christiane Leitão convidou o desembargador Washington Araújo para a III Conferência Nacional da Mulher Advogada, evento lançado nesta terça-feira pelo presidente Felipe Santa Cruz, em solenidade realizada na OAB Ceará, e que ocorrerá na capital cearense, em março de 2020.

Washington Araújo recebeu todos de modo muito cordial e ouviu as demandas atentamente. Segundo ele, “esse relacionamento diálogo com a advocacia tende a ser cada vez mais expandido, porque assim estabelecemos uma relação em que todos saem ganhando”, afirmou.

Também participaram da reunião: o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz; o vice-presidente da OAB Nacional, Luiz Viana; o Secretário-Geral da OAB Nacional, Alberto Simonetti; o Conselheiro Federal do Ceará, André Costa; o presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas; e o secretário-geral adjunto da OAB Ceará, David Peixoto.