A Comissão de Direito Sindical (CDS) da OAB-CE realizará live sobre “O papel dos Sindicatos em tempos de crise”, nesta sexta-feira (01), às 10h, em comemoração ao Dia do Trabalho. O debate virtual contará com a participação da presidente da CDS, Jane Calixto; do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra7), Ronaldo Solano; e do vice-presidente da CDS, Augusto Neto. A live acontece através do perfil da presidente Jane Calixto no Facebook.

Jane Calixto comenta que a ideia é falar sobre o papel dos Sindicatos não só no período da pandemia do novo coronavírus, mas ampliar o debate para em tempos de crise em geral, que envolve os próprios direitos trabalhistas, sindicais e sociais. “Esses direitos vêm sendo constantemente atacados desde 2016, e mais recentemente através de medidas provisórias do novo governo, todas visando a precarização das condições de trabalho. Então, a gente quer discutir essa temática, o movimento sindical, a organização dos trabalhadores, o desafio das entidades em reunir os trabalhadores e desenvolver lutas nesse período. Convidamos as entidades em geral, todos e todas para participarem do debate, onde poderão interagir através de perguntas”, destaca.

A Comissão vem procurando manter o contato através de videoconferência, planejando ações para esse período de isolamento. “A gente tem um projeto de desenvolver uma live a cada 15 dias sobre os mais diversos temas e já estamos planejando isso. Inclusive, temos um projeto de realizar, já que nós não vamos poder realizar o IV Congresso de Direito Sindical presencialmente, um congresso online, reunindo virtualmente grandes nomes para discutir as temáticas tão relevantes do movimento sindical do Ceará e do Brasil”, aponta a presidente da CDS.