A OAB Ceará promoveu uma live com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, desembargador Washington Araújo, e contou com a participação do presidente da seccional cearense, Erinaldo Dantas; do diretor para jovem advocacia da OAB-CE, Bruno Ellery; e o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Timóteo Fernando. A transmissão ocorreu no dia 22 de julho e está disponível no Youtube da OAB-CE.

De acordo com Dantas, o momento foi muito oportuno. “O desembargador Washington aceitou, gentilmente, o convite para participar de uma inédita live. Estamos sempre em busca de melhorias através do diálogo, sabemos que a celeridade processual ainda deixa muito a desejar, mas é preciso reconhecer que já teve uma evolução vertiginosa nos últimos tempos. A partir das dificuldades encontradas, posso dizer que todas as vezes que buscamos apresentar sugestões e críticas, sempre fomos atendidos pelo Tribunal. Realizamos dezenas de reuniões com os representantes do interior do Estado, conselheiros e até mesmo uma apresentação do plano de gestão do TJCE para a advocacia, na sede da OAB. Nesse sentido, cito como uma conquistamos, o avanço do peticionamento eletrônico, facilitando o exercício da profissão, diminuindo tempo de deslocamento às diversas Comarcas espalhadas pelo Estado”, destacou.

O evento virtual tratou sobre o enfrentamento dos desafios e dificuldades encontradas perante o judiciário cearense, melhorias para a advocacia, ações do Tribunal, contratação de estagiários de pós-graduação, juízes leigos, os desafios da jovem advocacia e do Poder Judiciário, dentre outros assuntos.

Na ocasião, o desembargador reforçou a participação ativa da OAB Ceará, sempre em busca de melhorias para advocacia. “Nós estabelecemos um relacionamento de diálogo ao longo desta gestão. Eu louvo a disposição da Ordem em ter uma conversa franca com o Judiciário, pois isso ajuda a construir uma relação sólida e só traz benefícios para ambos. Lembro de quando iniciei a gestão e fiquei estarrecido quando soube que as secretarias de varas no interior não prestavam informações por telefone. O advogado ter que se deslocar quilômetros para somente ver o processo era uma situação inadmissível para mim. Então, essa dificuldade vai desaparecer com os processos digitais eletrônicos e as virtualizações dos acervos, que serão finalizadas em novembro deste ano, gerando, com isso, uma praticidade muito maior”, complementou.

O magistrado também comentou a respeito da transformação digital que o judiciário cearense vem passando. “Estamos nos moldando para o futuro. Melhorias precisam ser feitas agora para que, nos próximos anos, o judiciário cearense seja exemplo de tecnologia e efetividade. “Anos atrás, o TJCE encontrava-se nas últimas posições de produtividade. Estamos passando por uma transformação digital que só irá beneficiar. É um mundo novo que só traz facilidades e prova disso é o nosso posicionamento cada vez melhor no ranking de produtividade”, comentou.

O diretor para jovem advocacia comemorou a realização do evento. “Essa foi uma oportunidade ímpar, ainda mais que ajudou a esclarecer dúvidas sobre o atendimento do Tribunal, durante o período de pandemia. Muitos advogados estavam reclamando que não tinham conseguido atendimento dos magistrados e o Tribunal escutou a sugestão da OAB-CE sobre o uso do WhatsApp Business e já está sendo colocando em prática. Essa ação é fruto do nosso diálogo”, reforçou.

Bruno Ellery comentou a respeito do distanciamento dos magistrados. “É um grande problema, mas podemos enxergar algumas medidas para o estreitamento dessa relação entre a advocacia e os magistrados. Outro ponto importante que posso salientar nessa importante aproximação são as medidas em prol da Jovem Advocacia”, disse.

A live também contou com a interação dos espectadores. Perguntas foram lidas através do chat aberto no canal do Youtube da OAB-CE. A advogada Aurivânia Nobre questionou a respeito do que poderia ser feito para melhorar a situação da comarca de Amontada, “onde os processos não andam e os magistrados respondem à várias comarcas?”. O presidente do TJCE respondeu informando que iria repassar essa situação para verificação do Tribunal, além disso, também solicitou que todos os pedidos e reclamações que foram realizados pelos advogados e advogadas no chat fossem encaminhados para a análise.

O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira, Timóteo Fernando, agradeceu a oportunidade de estar, além de representando os jovens advogados, dialogando em prol do interior do Estado. “O estreitamento feito entre a OAB e o Judiciário no Ceará nessa atual gestão faz com que os anseios da advocacia sejam ouvidos, fortaleça os nossos laços e que melhorias sejam viabilizadas. O interior já vem sofrendo há anos com a falta de juízes e problemas estruturais. Muito ainda precisa ser feito para melhorar, mas é importante reconhecermos que o Tribunal vem melhorando a sua produtividade”, afirmou.

“Levar justiça à sociedade deve ser sempre a nossa missão. Por isso, ter duas instituições direcionadas na mesma direção permite, com toda a certeza, a garantia de melhorias e benefícios a todos”, finaliza o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.