Em apoio à campanha mundial de conscientização do câncer de mama, Outubro Rosa, a OAB Ceará, através da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão da Saúde, realizou, na última segunda-feira, (26), o evento “Outubro Rosa: Saúde e Prevenção é amor”. O evento foi realizado virtualmente, por meio do canal da OAB Ceará no Youtube e trouxe em atenção ao tema, diálogos e experiências vividos por cada palestrante em relação ao câncer de mama.

A live contou com a participação e mediação de Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Clara Silveira, secretária geral adjunta da Comissão da Mulher Advogada, e que também participou como mediadora do evento; Elizabete Soares, advogada e embaixadora do Outubro Rosa da OAB-CE; Ana Valéria Mendonça, ativista e coordenadora-geral do Projeto Outubro Rosa: Assessora Técnica do Núcleo de Oncologia da SESA; Tânia Werton Veras, médica ginecologista e diretora do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará; e ainda, Paulo Vasques, médico mastologista, presidente do Comitê Municipal do Controle do Câncer de Mama de Fortaleza e vice-presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEOON).

Iniciando os diálogos, Christiane Leitão, presidente da Comissão da Mulher Advogada e Clara Silveira, secretária geral adjunta da CMA, deram início a abertura da live e da mediação do evento, apresentando os palestrantes em suas respectivas áreas de atuação, desejando as boas vindas e realizando a interlocução inicial do evento.

Paulo Vasques, médico mastologista, destaca que a pauta do câncer de mama deve ser discutida em todas as esferas sociais. “É fundamental o envolvimento de órgãos como a OAB em pautas como a do outubro rosa. Falar sobre o câncer e sua prevenção é uma realidade, é na verdade, um papel indispensável no mundo todo, tendo em vista que é o que mais acomete a morte em mulheres em todo mundo. Precisamos entender também que o câncer de mama é um problema cultural e social, então, é vital que dialoguemos com todos os setores sociais, para educar e informar os homens e mulheres afim de que possamos mudar essa realidade”, pontua.

Médica ginecologista e diretora do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará, Tânia Werton Veras, sinaliza a grande valia da existência dos postos de saúde, na prevenção e no auxílio às mulheres. “Nossa luta é diária, tentamos todos os dias conscientizar a população a respeito dos exames antecedentes. Então, hoje, é preciso que a população tenha o conhecimento em onde se vai procurar a assistência à saúde, pois, a porta de entrada do sistema de saúde para o início de tratamento, é o posto de saúde local mais próximo, onde a equipe de saúde deve monitorar a saúde daquela mulher. O diagnóstico precoce é a única arma para lutar contra essa doença que mata tantas mulheres no mundo”, afirma.

Regulamentação de leis e portarias foram tópicos defendidos por Ana Valéria Mendonça, ativista e coordenadora-geral do Projeto Outubro Rosa da SESA. “O outubro rosa, nada mais é que um grande exercício de amor, seja um exercício feito por nós mesmos, em nosso autocuidado, seja pela nossa sociedade, ou até mesmo pela causa, é um exercício de amor à vida. É por esta causa que estamos buscando nos envolver nas políticas públicas, ligadas a saúde da mulher. Tivemos que voltar a discutir por exemplo, a questão de portarias e pautas ligadas a legislação, para que possam ser resgatados projetos de leis que não foram revogados e que não estamos vendo acontecer, tendo em vista a grande incidência de casos”, defendeu.

EMBAIXADORA ROSA DA OAB CEARÁ

Elizabete Soares, que após vencer o câncer, no dia 04 de outubro de 2019, foi nomeada Embaixadora Rosa da OAB Ceará, (clique aqui e confira a matéria completa), esteve presente no evento. Durante seu relato, a advogada e embaixadora menciona o valor de seu câncer ter sido identificado logo em seu início. “Foi um momento muito difícil, receber a notícia inicial de estar com câncer de mama, só sabe quem realmente passa, e sente na pele. Todo processo de tratamento é muito doloroso, e eu, fui muito abençoada e privilegiada em não passar pelo tratamento com quimioterapia, justamente por ter ido ao médico fazer a mamografia, e em ter sido identificado logo no início. De fato, é um choque, mas por ter sido verificado tal problema em seu estado inicial, para mim, e em todo meu tratamento, fez muita diferença”, relata a advogada.

O evento foi transmitido através do canal oficial da OAB Ceará no YouTube. Clique aqui e confira o debate completo.