Na tarde desta sexta-feira (29), a OAB Ceará, representada pelo presidente Erinaldo Dantas, se fez presente em um momento histórico no Judiciário cearense. A cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para o biênio 2021/2023 aconteceu por videoconferência, pela primeira vez em 146 anos, durante sessão do Pleno da Corte.

A sessão virtual foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Washington Araújo. Na oportunidade, a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, tomou posse no cargo de presidente do Tribunal. A magistrada é a terceira mulher a ocupar o maior posto do Judiciário cearense. A Vice-Presidência foi assumida pelo desembargador Abelardo Benevides Moraes e, na Corregedoria-Geral da Justiça, o desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho. Os gestores foram eleitos pelo Pleno do Tribunal de Justiça em 24 de setembro de 2020.

Durante seu discurso de despedida, o presidente da Corte fez um balanço sobre a sua gestão e comentou a respeito da boa aproximação com a OAB Ceará. “Tivemos um diálogo aberto, sinérgico e frutífero com a Ordem Cearense. Solidificamos essa relação durante todo esse período e fico feliz com os resultados. Agradeço ao presidente Erinaldo Dantas, que sempre revisitou o ambiente de diálogo e cooperação institucional, agregando poder e gerando mais e melhores frutos”, pontuou o desembargador Washington Araújo.

A recém-empossada presidente do Tribunal, em seu pronunciamento falou sobre os planos para sua gestão. “Farei uma gestão aberta, transparente e participativa. É necessário garantir direitos para realizar Justiça no Estado do Ceará”, disse Nailde Pinheiro Nogueira.

O presidente da OAB Ceará acredita que durante essa nova gestão do TJCE, “a intenção é a manter a abertura para o diálogo com a Ordem, sempre levando as demandas e anseios da advocacia, para juntos conseguir desenvolver ações assertivas no Judiciário, buscando trazer condições dignas à advocacia e à sociedade”, declarou Dantas.

Além da OAB Ceará, também, estiveram presentes na solenidade o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Santana; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo Filho; os senadores Tasso Jereissati, Cid Ferreira Gomes e Eduardo Girão; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Abelardo Benevides Moraes; o prefeito municipal de Fortaleza, José Sarto Nogueira , entre outras autoridades.