Fisicamente, no dia 18 de fevereiro de 2021, deixa-nos o Advogado, Defensor Público, orientador e pai, Dr. Francisco Hélio Gomes Ferreira, aos 74 anos de idade, um homem leal, amigo, generoso, verdadeiro, de caráter, com personalidade forte e outros vários adjetivos qualificativos de sua pessoa. Como Defensor Público defendeu os beneficiários do serviço público de assistência jurídica gratuita e, mesmo após aposentado, ajudava os menos favorecidos, seja por meio de defesa jurídica ou da maneira que podia.

Originário do interior do Ceará, região do Cariri, nasceu em Missão Velha e foi criado por um comerciante (seu pai) e uma dona de casa (sua mãe). Estes o educaram e desde cedo ensinaram o valor do trabalho e honestidade confiando, quando ainda muito jovem, uma atividade no bar e na alfaiataria da família. Aos dezoito anos saiu do interior e rumou para a capital, Fortaleza, com intuito de completar seus estudos. Para isso morou na República de estudantes, estadia marcante em sua vida, pois sempre lembrava saudoso do lugar e passava horas contando “causos”.

Mesmo trabalhando muito, após muito estudo, logrou aprovação na Universidade Federal do Ceará, curso de Direito. Além de cursar a Universidade, trabalhava para custear o seu sustento e o de parte de sua amada família. Na advocacia sempre se orgulhou da função exercida na Defensoria Pública. Antes de exercer a função de Advogado de Ofício, nomenclatura atribuída ao Defensor Público quando de sua investidura no cargo, chegou a trabalhar na Companhia Docas do Ceará.

Sempre estudioso, muito trabalhador e honesto, foi contratado pela empresa Nestlé para desempenhar atividade em alto posto. Após, assumiu emprego no Jumbo Pão de Açúcar. Ainda trabalhando na empresa, prestou concurso para Advogado de Ofício, logrando êxito e realizando um sonho de estudante universitário.

Como Defensor Público atuou no interior do Ceará e, após promoções, passou a exercer sua função na Capital. A atuação mais gratificante, sempre dizia, era a Defesa junto às Varas do Tribunal do Júri. Homem detentor de um vozeirão, arrancava a atenção de Juízes, Promotores, Jurados e de todos os que lhe assistiam. Cheguei a assistir a alguns Júris e de participar de dois ao seu lado. Foi uma honra, foi uma aula e é uma grata lembrança. Advogado sempre atuante, dos que “ralam o buxo em balcão de Fórum”, também foi diretor do Instituto Penal Paulo Sarasate, presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado do Ceará, e coordenador adjunto do Escritório Modelo Professor Alcântara Nogueira, na Faculdade de Direito da UFC.

A OAB-CE, em sessão extraordinária, escolheu os 20 advogados para homenagear com a Medalha Advogado Padrão 2011. Evento que marcou as comemorações do Dia do Advogado, aconteceu no dia 12 de agosto, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Dentre os Advogados homenageados estava o Dr. Francisco Hélio Gomes Ferreira. Momento histórico e de reconhecimento da contribuição de profissionais para a ordem jurídica do direito democrático. O homenageado atuou por mais de três décadas de forma exemplar no exercício de sua profissão e com um passado brilhante. Nesse dia, como não podia deixar de ser, a Tribuna, desta vez não do Júri, o chamou. E o Dr. Hélio Gomes foi escolhido para representar todos os homenageados proferindo as seguintes palavras: “A mim coube a difícil e honrosa tarefa de falar em nome dos homenageados. Eu saúdo toda a diretoria da OAB-CE em nome da defensora Angélica Bezerra. A Ordem está passando por dois momentos interessantes na sua trajetória, que tem chamado a atenção da sociedade e da classe. É a incansável defesa dos direitos humanos, da cidadania e democracia. O segundo momento é o Exame de Ordem, que estão dizendo que é um abuso e que fere a constituição. Nós não podemos entregar uma causa a um advogado analfabeto e perdê-la.” (…) “Agradeço em meu nome e em nome dos homenageados essa grande honraria”. Muito atual suas palavras.

O Dr. Hélio Gomes se orgulhava muito de sua trajetória e sempre transmitia seu entusiasmo a todos os parentes e amigos. Seu discurso sempre convincente fazia os ouvintes pensarem até em mudar de profissão. Sempre devotado à família, embora trabalhasse muito, não deixava de visitar irmãos, sobrinhos, primos e outros parentes.

Reunia-se com frequência com amigos, estes traziam conhecidos e, logo logo, tornavam-se amigos. Em suas conversas, além do Direito, não deixava de pôr em pauta temas ácidos como política, religião e outros, cuja confusão é certa entre os contrários. Causar o embate por meio do debate era uma característica, a zona de conforto nunca foi o lugar de Hélio Gomes.

Deixa-nos ensinamentos, rico ou o pobre, seja qual for o cliente, a defesa era impecável. Aprendi com ele que a petição leva o nosso nome, em razão disso, sempre deve estar irrepreensível. A busca pela melhoria de sua atuação era uma constante.

Dançarino de mão cheia, o bolero era sua paixão, ao lado de minha mãe, o pé de valsa riscava o chão. Na semana de trabalho, longe das pistas de dança, em seu escritório tomava os processos em seus braços, conduzia-o bailando e buscando nas brechas dos passos a solução para o caso.

A gratidão dele pela vida levada era refletida em seus olhos. Ele se doou aos outros e viveu com todos. O legado da educação como única herança deixada, concretizou-se e será passado às próximas gerações. Atuar com muito trabalho e honestidade é a melhor forma de não sucumbir aos percalços da vida.

Aprendemos Dr. Hélio Gomes. Missão cumprida “meu pai pai”! Seja nesta ou em outra vida, seu legado não morrerá jamais. Descanse em paz!

De seu filho, aluno, admirador, Advogado e Procurador do Estado,

Hélio Rios Ferreira