Em comemoração ao dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o diálogo e o desenvolvimento, a Comissão Especial Brasil/ONU (CEBRAONU) da OAB-CE, promoveu, na última quarta-feira (26/05), de forma virtual, um evento que, com a presença de especialistas, debateu sobre “Os desafios da cultura para o desenvolvimento sustentável”.

O encontro contou com a presença de Pablo Manyé, artista plástico, doutor em Artes, professor universitário e criador da ciência integradora da cor “Cromologia”. De acordo com Pablo, a cultura é um fenômeno crucial na formação de indivíduos, pois, por meio da mesma, os seres humanos desenvolvem sua identidade pessoal, dando sentido do que a vida, além de ser um elemento que faz as pessoas pensarem. Em sua explanação, o doutor em Artes pontua a importância de se entender que a cultura possui o seu próprio e único espaço.

A luta pela sustentabilidade tem sido um elemento muito comum ao meu trabalho, tanto como artista, como pessoa e em diferentes âmbitos. Mas, o que se deve frisar neste encontro, é que a cultura tem seu lugar. E quando se coloca ‘os desafios da cultura para o desenvolvimento sustentável’, é um tanto quanto emblemático, pois a cultura tem seus próprios desafios e também seu próprio sentido. A cultura não é um coral que irá participar antes de uma reunião que irá falar sobre o clima, na verdade, a cultura é um elemento muito mais importante e também muito mais complexo”, finalizou.

Participou do evento como palestrante, Flávia Castelo Batista, advogada, mestre em Desenvolvimento em Meio ambiente e especialista em Gestão e Política Cultural.Iniciando os diálogos, Flávia Castelo defende que natureza e cultura são aspectos opostos e que o tripé ecologicamente equilibrado, socialmente justo e economicamente viável, passou por diversas mudanças ao longo do tempo, alterando o modelo de como a humanidade reflete.

“Ao se fazer presente transversalmente e de maneira difusa, se torna ao mesmo tempo invisível. A nossa relação natureza e cultura está muito instável, onde a própria expressão ‘relação com mundo’, já demonstra nossa alienação, visto que ela se impõe em dois tipos de domínio: natureza e o da cultura. Que na verdade são ao mesmo tempo, distintos e dissociados por completo. Somos humanidade, conformada pela natureza e que se distingue dela diante dos conceitos de sociedade e civilização”, finalizou.

O debate foi mediado pelos membros da Comissão Especial Brasil/Onu de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, JaksonLima Rocha e Harley Carvalho. Clique aqui e confira o evento completo disponível do canal da OAB Ceará no Youtube.