A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará participou, na quarta-feira (02), de reunião com o titular da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), para tratar do processo de vacinação contra a Covid-19, com a chegada de novas remessas e o avanço das fases do plano de imunização. O encontro também contou com a participação do superintendente do Ministério da Saúde no Ceará, Roberto Araújo, que trouxe também números relacionados às vacinas distribuídas no Estado.

Presente na reunião, a membro da Comissão de Direito de Saúde (CDS) da OAB-CE e Conselheira Estadual de Saúde, Daniele Pimentel, destacou que esse foi mais um passo importante no acompanhamento do processo de imunização no Ceará. “A Ordem vem cumprindo o seu papel constitucional e sendo mais um canal de diálogo com o Governo Estadual e Federal pela priorização do envio dos imunizantes e pela eficiência do processo. A Comissão tem reforçado essa atuação estratégica em prol da rápida imunização dos cearenses, como fizemos para garantir a vacinação da segunda dose contra o coronavírus para o grupo prioritário”, apontou a advogada.

Para o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, o diálogo institucional da Ordem com os órgãos de Saúde tem contribuído para o acompanhamento das ações de combate à pandemia, sempre com transparência e responsabilidade. “Desde o início da pandemia, temos acompanhado todo o trabalho que vem sendo desenvolvido por meio das reuniões do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, que reúne 29 órgãos e instituições cearenses. No encontro com a Sesa, reiteramos a disponibilidade das instalações da Seccional para serem utilizadas como ponto de vacinação contra a Covid-19 para os advogados e as advogadas. Claro, obedecendo o calendário de imunização que se inicia das pessoas de 59 a 18 anos. Juntos, vamos vencer a pandemia”, defendeu.

“A gestão da Saúde no Ceará tem priorizado a transparência e a inovação, e isso ficou muito mais evidente durante a pandemia da Covid-19. As ações de regionalização e interiorização de serviços especializados e o acesso em tempo real dos indicadores da saúde na plataforma IntegraSus são pontos de destaque. Nosso objetivo sempre foi priorizar a população, seja com distribuição eficaz de vacina ou com ampliação da rede de assistência, além de valorizar nossos profissionais. E vamos deixar tudo estruturado e com métricas de acompanhamento, seguindo padrões de integridade e compliance para que as próximas gestões possam dar seguimento a esse movimento de modernização da Saúde no Ceará”, ressaltou o titular da Secretaria da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.