Durante a 1ª sessão extraordinária do Conselho Pleno da OAB-CE, realizada na última quinta-feira (22/07), remotamente, o Conselho Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, aprovou, por unanimidade, o voto apresentado pela advogada e conselheira jovem da OAB-CE, Rayanna Oliveira Lima (OAB-CE: 32.123) para implementação de cursos de especialização (pós-graduação) ofertados de forma gratuita pela OAB-CE à advocacia cearense, por meio de parceria com instituições de ensino.

O processo de Nº 10183/2021-0, tem como intuito principal, proporcionar a gratuidade e acesso à cursos com diversas temáticas voltadas para pós-graduação do ensino do curso de Direito, ofertados pela OAB Ceará por meio de parcerias fechadas exclusivamente com instituições de ensino. No requerimento apresentado pela advogada e relatora Rayanna Oliveira, foi requerido que, se caso visto que não fosse viável a gratuidade, que as futuras parcerias resultassem em descontos maiores que os já firmados pelos convênios com a Ordem, o que resultaria a toda advocacia cearense, o acesso à cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado a valores bem abaixo do valor cobrado.

No decorrer da manifestação de seu voto, a advogada e conselheira jovem da OAB-CE, Rayanna Oliveira, destacou que diante deste cenário atual de pandemia, o que muito se espera do profissional do Direito, é um profissional ousado e multifacetado que detenha atribuições profissionais além do esperado, e que busque maneiras de se capacitar para conseguir ter possibilidades de trabalho neste ramo competitivo.

“Por conta da pandemia, muitos advogados e advogadas perderam seus empregos, como também tiveram redução de trabalho em decorrência do déficit econômico enfrentado devido ao cenário atual. O que se espera é que o profissional busque nesse tempo maneiras de se qualificar para ter melhores possibilidades de trabalho neste mercado tão competitivo. Diante deste seríssimo cenário, através desta iniciativa, traremos parcerias com diversas instituições de ensino no afã da gratuidade de excelentes cursos à advocacia alencarina”, afirmou a advogada.