A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Francisco Ernando Uchôa Lima (OAB-CE: 905).

Nascido em 1932, o advogado foi o único cearense a comandar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) no triênio 1995 a 1999, e antes disso exerceu a presidência da OAB Ceará nos triênios 1989/1991 – 1991/1993. Ernando Uchôa Lima teve sua trajetória marcada por uma relevante atuação na seara criminal, magistério e carreira política, tendo exercido o cargo de Senador da República, Secretário de Estado nas pastas de Justiça e Cultura. Era membro da Academia Cearense de Letras e já foi agraciado com as comendas: Medalha Advogado Padrão da OAB-CE, Medalha José de Alencar e Troféu Sereia de Ouro.

A presidente em exercício da OAB Ceará, Vládia Feitosa, decretou luto oficial por três dias através da Portaria 105/2021 e determinou que as bandeiras da Sede da Seccional e das Subseções de todo o Estado permaneçam hasteadas a meio mastro durante esse período. “Uma perda imensurável para o direito. A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor e reitera que seu legado muito nos orgulha e será sempre lembrado, não só no estado do Ceará, mas em todo o país”, disse.