O plenário da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará foi palco da última reunião extraordinária conjunta de 2021 da Comissão de Educação Jurídica (CEJ), da Comissão de Estudos Constitucionais (CECONST) e da Comissão de Práticas Colaborativas (CPColab), na tarde desta segunda-feira (13). Em formato híbrido, o encontro apresentou o balanço das principais atividades desenvolvidas no triênio 2019-2021, como projetos, momentos de capacitação e eventos.

Para a presidente da CPColab, Ana Paula Araújo, o sentimento é de satisfação e gratidão à presidência da Ordem, que acolheu o requerimento da criação da comissão em 2020. “É uma temática extremamente nova no Ceará, que ainda está em construção e disseminação junto à advocacia e às instituições de ensino superior. Mas como nós temos uma gestão democrática compassiva e inclusiva, nossa comissão foi acolhida por unanimidade. A missão da OAB é desenvolver a democracia e o acesso à justiça, e essas três comissões têm colhido bons frutos. Que a próxima gestão seja ainda mais frutífera, onde nós teremos paridade plena, com maior participação das mulheres nos espaços de poder”, defendeu.

Já a presidente da CECONST, Arsênia Breckenfeld, destacou a honra em liderar a Comissão, com a oportunidade de encampar importantes projetos e parcerias. “Temos sempre um grande desafio, pois temos uma comissão de estudos constitucionais, que acaba já entrando nesse campo teórico e aquele efeito mais prático acaba se distanciando um pouco mais. Nosso trabalho neste triênio foi muito em cima de palestras e cursos, onde nós recebemos grandes nomes do direito constitucional. Foram três anos de muito trânsito entre as comissões com o objetivo de aproximar o direito constitucional do dia a dia, tentando trazer temáticas que fossem importantes não só para a academia, mas também para a advocacia”, evidenciou.

A presidente da CEJ, Vanessa Oliveira, enalteceu a gratidão a todos que fazem parte da Comissão. “Um momento para agradecer a parceria de todos vocês que estão juntos conosco nessa batalha de disseminar a educação jurídica no Ceará. A maioria dos projetos seguirá no próximo triênio. Já em janeiro promoveremos nossa primeira reunião. Tivemos este período difícil de pandemia, mas ainda assim conseguimos ter muitos frutos por conta do trabalho dos membros e da diretoria. Seguiremos juntos e a Comissão de Educação Jurídica permanece de braços abertos para todos nós”, enfatizou.

Durante a reunião, todos os membros presentes compartilharam relatos sobre a importância das experiências obtidas nos trabalhos desenvolvidos pelas respectivas comissões.

Também compuseram a mesa: a vice-presidente da Comissão de Educação Jurídica, Brena Késsia Simplício Bomfim; o atual Secretário Geral-Adjunto, Danilo Castelo Branco Teles de Menezes; além de Lohana Giafony, ex-exercente da Secretaria; acompanhados de Marcelo Ponte, coordenador do grupo de trabalho do Observatório de Educação Jurídica no Estado do Ceará.