A Comissão de Direito Bancário (CDB) e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da OAB Ceará realizaram uma reunião de alinhamento para as próximas ações no que tange à defesa dos direitos dos idosos na sociedade atual. A reunião, que aconteceu na quarta-feira (09/03), na sede da seccional cearense, debateu temáticas relevantes, como o aumento de número de fraudes consignados e a facilitação que o público idoso propicia aos golpistas.

Participaram da reunião: Ana Carolina Franco, presidente da Comissão de Direito Bancário; Patrícia Viana, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa; Raphael Castelo Branco, coordenador geral adjunto de Comissões da OAB Ceará; Oscélio Ramos, conselheiro Jovem da OAB/CE e membro da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará e Paulo Henrique Borges do Vale, membro da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará.

Ana Carolina Franco, presidente da CDB da OAB Ceará, destacou sobre a realização de um futuro evento, alinhado também na reunião. “Na reunião, colocamos em pauta a realização de um importante evento que deverá ocorrer ainda em abril, tendo como pauta o acesso as novidades envolvendo as novas tecnologias na área bancária. O intuito é esclarecer dúvidas sobre essas novas tecnologias e alertar aos idosos e a população em geral acerta dos possíveis golpes que ocorrem quase que diariamente. É importante esse tipo de evento para que seja possível desenvolver assuntos como a lei do superendividamento, golpes envolvendo os consignados e a lei geral de proteção de dados”, afirmou.

“A partir de nosso encontro, temos como planejamento, ações informativas, com o intuito do conhecimento e para proteção de golpes financeiros contra idosos, além da realização de audiência pública para debater o alto número de empréstimos consignados, pois a maioria dos idosos só tem conhecimento das fraudes quando já têm debitadas em seus salários as parcelas do empréstimo. A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e a Comissão de Direito Bancário, sempre se entrelaçaram em suas atividades, na busca da defesa e proteção de direitos”, explicou Patrícia Viana, presidente da CDPI da OAB Ceará.