No dia 22 de abril, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE participou de uma reunião no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), para discutir sobre a política processual voltada à pessoa idosa no que diz respeito ao estabelecimento de metas para julgamento com maior celeridade de ações judiciais.

O coordenador-geral adjunto das comissões temáticas da OAB-CE e vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB, Raphael Castelo Branco, reforçou que a efetividade da prioridade buscada é objeto de trabalho não só em âmbito local, mas também em âmbito nacional pela Ordem dos Advogados do Brasil e, exemplificando o movimento, citou os trabalhos do Tribunal de Justiça do Piauí, o qual também estabeleceu metas anuais para garantir a celeridade dos processos que envolvam pessoa idosa.

A presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia Viana, durante a reunião, destacou a campanha da comissão “O Idoso não pode esperar”. “A ação da campanha é para dar prioridade, em qualquer instância, na tramitação dos processos e procedimentos que envolva a pessoa idosa”, explicou a presidente da comissão.

A reunião foi conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Ricardo Alexandre. Além disso, participaram da reunião: o coordenador-geral adjunto de comissões e vice-presidente da Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB, Raphael Castelo Branco, a presidente e o vice-presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-CE, Patrícia de Abreu Viana e Paulo Henrique Borges do Vale, respectivamente, o representante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o promotor de Justiça Alexandre Alcântara, o defensor público do Estado do Ceará e supervisor do Núcleo do Idoso, Daniel Leão Hitzschky Madeira, e o procurador-geral executivo de Contencioso Geral e Administrativo, João Renato Banhos Cordeiro.