Na última quarta-feira, 27/07, a Comissão de Direito Bancário se reuniu para alinhar futuras ações e eventos. Um dos temas tratados foi a sustentabilidade nas instituições financeiras e as práticas ESG, sigla que vem do termo em inglês, cujo corresponde em português significa Ambiental, Social e Governança Corporativa.

A presidente da Comissão de Direito Bancário, Ana Carolina Barbosa Franco, no ensejo, aproveitou para falar sobre o evento que acontecerá no mês de agosto. “O tema vem ganhando cada vez relevância no mundo corporativo por considerar os impactos que as empresas e bancos geram para a sociedade, sejam ações para reduzir o impacto ao meio ambiente e a atuação em prol da comunidade. Por isso, estamos organizando um evento para o mês de agosto para tratar sobre o assunto”, disse.

Além disso, a comissão tratou das legislações do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários que norteiam a formação de atuação dos bancos. O grupo ainda colocou em pauta a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 4.945, de 15 de setembro de 2021, que dispõe sobre a Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática (PRSAC) e sobre as ações com vistas à sua efetividade.

Na ocasião, a vice-presidente da OAB Ceará e coordenadora de Comissões Temáticas, Christiane Leitão, empossou os novos membros da comissão e desejou um ótimo trabalho a todos. “Creio que juntos iremos realizar um trabalho de grandes resultados. Estou aqui para ajudar no que for preciso. Vamos seguir juntos!”, afirmou.

O coordenador-geral adjunto de comissões temáticas e diretor tesoureiro da Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA), Raphael Castelo Branco, falou sobre a parceria com a instituição. “Por meio da ESA é possível realizar diversos cursos e eventos. O papel educacional das comissões é algo que estamos trabalhando muito ao longo da gestão e sei que podemos contar com a Comissão de Direito Bancário para fortalecer ainda mais esse laço”, complementou.

Foram empossados os seguintes membros da comissão:

Bruno Rodrigues de Souza

Juliana Almeida Rodrigues