O mês da Advocacia iniciou e nele podemos celebrar a mais bela das profissões. Só quem sabe o que é levar Justiça ao seu constituinte, se aproxima do que é mais divino, que é trazer dignidade a quem precisa e a defender o estado democrático de direito.

Nesta gestão, podemos considerar que a OAB está de portas abertas para a advocacia, estando pautada em 4 pilares: união, defesa do estado democrático de direito, prerrogativas, e honorários. Prova desta importante atuação, foi a recente live, realizada no dia 1º de agosto, pela OAB Nacional, reunindo diretores e lideranças de todo o país para apresentar projetos, eventos e responder as principais dúvidas dos advogados e das advogadas brasileiras.

Sob o comando do meu querido amigo e presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, também foi anunciado o Plano Nacional de Interiorização da Advocacia, que buscará interiorizar a OAB visando a garantia da dignidade da advocacia do interior do país. Em um diálogo verdadeiro e direto, a live contemplou toda a advocacia, levando voz de tudo o que vem sendo enfrentado e lutado nesta gestão, mostrando que não existe diferença entre as advocacia, e sim,  a união pautada pela classe e para a classe, sem esquecer jamais da luta em busca da Justiça e da Democracia.

Tenho a honra de estar como presidente da Ordem dos Advogados do Ceará e também como coordenador do Colégio de Presidentes dos Conselhos Seccionais da OAB Nacional e, assim, como forma de prestar contas, reafirmando o meu compromisso com a transparência da gestão, destaco algumas das principais atuações nestes primeiros seis meses em prol da valorização da advocacia cearense: Implantamos atendimento exclusivo, na sede da seccional, com a Receita Federal e também com a Procuradoria-geral da Fazenda Nacional único ponto da Receita Federal, iniciamos o projeto da obra da futura sede CAACE que estará, muito em breve, tendo suas estruturas construídas, assim como a nossa tão sonhada Central de Coworking.

As ações voltadas ao combate à violência contra a mulher merecem outro destaque, em especial, com o lançamento da ferramenta de denúncias, no site da OAB, intitulada “Advocacia sem Assédio”. Funcionando como uma grande parceira da classe, diversos eventos de capacitação, proporcionando até desconto na anuidade, estão sendo promovidos diariamente pela Escola Superior de Advocacia (ESA-CE), em que posso destacar a recente assinatura de um Acordo de Cooperação com o TCE Ceará. Ofertamos Certificação Digital gratuita, Salas de Apoio por todo o estado, atendimento exclusivo junto ao INSS em diversas Subsecções, e muito mais!

A Ordem funciona como uma grande parceira da advogada e do advogado nesta gestão. Os trabalhos não param. Junto com toda a minha diretoria, conselheiros, comissões e presidentes de subsecções, estaremos viabilizando ainda mais conquistas, não só para celebrar um mês, mas para celebrar a nossa profissão, que merece sempre respeito.

Do norte ao sul do Ceará, estamos presentes, atuando e como verdadeiros alicerces. E nosso propósito é seguir sendo uma OAB de portas verdadeiramente abertas. Viva a advocacia!

Clique aqui e confira o artigo publicado pelo portal Focus.Jor, em artigo inaugural do especial “IV Semana da Advocacia Focus.jor” em homenagem ao mês da advocacia

Erinaldo Dantas, presidente da OAB Ceará.