O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), Erinaldo Dantas, acompanhado da Conselheira Estadual e presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação, Adhara Camilo, formalizaram a recomendação à Escola Superior de Advocacia do Ceará (ESA-CE), representada por seu presidente, Eduardo Pragmácio Filho, para que sejam realizados, de forma regular, cursos de Prática em Métodos de Solução de Conflito, com ênfase na Mediação. O ofício, entregue durante encontro das instituições, realizado nessa segunda-feira (29), reitera propositura apresentada à ESA-CE, em 2019, atendendo solicitação da Conselheira Estadual.

De acordo com a proposta, o público-alvo dos cursos deve ser formado tanto pela jovem advocacia, por meio da inclusão da disciplina obrigatória nos Cursos Preparatórios para o Exercício da Advocacia, promovidos pela ESA-CE, quanto advogadas e advogados com maior experiência no mercado de trabalho, para o aperfeiçoamento contínuo do exercício profissional.

“A medida se mostra oportuna e relevante, ao passo que se fomenta no seio da comunidade jurídica a cultura do consenso pelos métodos extrajudiciais de resolução de conflitos, contribuindo para a renovação do sistema de justiça brasileiro”, registra trecho do ofício.

De acordo com Erinaldo Dantas, “a proposta visa fomentar o ensino prático com foco na mediação e conciliação, de forma definitiva, em todos os cursos preparatórios da ESA-CE, com o objetivo de fortalecer a cultura de paz no Ceará”, disse.

“Para além dos cursos preparatórios para a jovem advocacia, nosso objetivo é também viabilizar cursos periódicos de reciclagem e instrução para advogadas e advogados mais experientes com foco nessa temática”, explicou a presidente da Comissão Especial de Mediação e Conciliação da OAB-CE.

O presidente da ESA-CE prontamente atendeu a recomendação e se prontificou a implementar e realizar cursos de Prática em Métodos de Solução de Conflito, com ênfase na Mediação, de forma regular. “Este é um tema de suma importância e bastante procurado pela advocacia da ESA-CE. A formação prática viabilizará a atualização profissional de muitos advogados e advogadas que gostariam de atuar ou já atuam nesta seara”, pontuou Pragmácio Filho.

O tema será uma das disciplinas obrigatórias do próximo Curso Preparatório para o Exercício da Advocacia, promovido pela ESA-CE.