A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará, chancelada pelo Conselho Seccional, em voto de pesar realizado durante a VI Sessão Ordinária, lamenta profundamente o falecimento da desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Francisca Adelineide Viana.

Nascida em Fortaleza/CE, filha de Francisco de Assis Viana e Francisca Moreira Viana, ingressou nos quadros da magistratura em 21 de janeiro de 1981 como juíza substituta da Comarca de Guaraciaba do Norte. Depois, foi promovida, por merecimento, para as Comarcas de Milagres e Juazeiro do Norte, e removida para a Comarca de Brejo Santo. Em 21 de novembro de 1991, após nova promoção, por merecimento, assumiu a 2ª Vara Criminal de Fortaleza.

Em janeiro de 2011, pelo critério de antiguidade, foi eleita para o cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará. No TJCE, a desembargadora foi gestora de metas da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), e coordenadora do Programa “Tempo de Justiça”, iniciativa que monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida.

A Ordem se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor.