A presidente da Comissão de Direito Militar, Susi Castro, foi indicada para compor e representar a OAB Ceará, na Comissão Externa, órgão criado para assegurar a observância do devido processo legal na tramitação dos processos, relativo à paralisação de militares encerrada em março de 2020. A Comissão é composta por um representante indicado de cada instituição envolvida, sendo elas o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, e a OAB Ceará. 

‘’A participação da Comissão Externa nestes processos disciplinares tem a finalidade de assegurar a observância do devido processo legal na tramitação dos processos. A representação da OAB, dentre os membros da Comissão Externa, através de uma advogada com conhecimento especializado em Direito Militar aperfeiçoa o cumprimento da missão institucional no que tange à emissão de pareceres com rigor técnico-jurídico’’, explicou Susi Castro.

A presidente da Comissão de Direito Militar da OAB-CE, destacou que uma das principais competências da atuação da Comissão é a prestação de serviços para a sociedade como um todo. ‘’É importante destacar também que, dentre as atribuições da Comissão de Direito Militar, está ainda a elaboração de pareceres em atendimento a demandas jurídicas da sociedade como um todo, relacionadas ao Direito Militar’’, concluiu.