O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, recebeu, na tarde desta quarta-feira (21/12), na sede da seccional cearense, o bacharel em Direito, Sérgio Chaves, dono de uma história de vida marcada por dificuldades e conquistas e que foi recém-aprovado no Exame da Ordem, aos 36 anos. Sérgio esteve na sede da OAB-CE acompanhado de seu filho, Nícolas Pereira.

Durante a visita, o futuro advogado conheceu as dependências da seccional e demonstrou entusiasmo com a nova profissão que brevemente irá exercer, tão logo realize sua colação de grau em Direito. Ainda por ocasião da visita, Sérgio foi empossado como membro consultivo da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem cearense.

Emocionado, o presidente Erinaldo revela que Sérgio trouxe uma lição de vida para todos, pois vindo de origem humilde, conseguiu superar os inúmeros obstáculos através dos estudos, e, antes mesmo de se formar em Direito, conseguiu ser aprovado no Exame da Ordem. “Para a nossa felicidade, Sérgio vai integrar os quadros aqui da OAB Ceará. Tendo demonstrado interesse em ser advogado trabalhista, ele já foi nomeado como membro consultivo da nossa Comissão de Direito do Trabalho. Espero que o exemplo de esforço e dedicação de Sérgio possa servir de inspiração a todos nós”, afirmou.

Sérgio Chaves revela que neste momento se sente muito orgulhoso e realizado por essa grandiosa conquista pessoal e sobre a sua posição na advocacia, confirmou que pretende atuar na área trabalhista para defender os direitos dos colegas trabalhadores, entregadores e motoboys. “Pretendo também, através do Direito, de alguma forma ajudar a quem eu possa, como os moradores de rua, porque eu sei da situação dessas pessoas e sei o que eles passam porque eu já vivi na pele, então, esse é um sentimento que eu tenho, de contribuir com essas pessoas que se encontram em situação de rua”, declarou.

Biografia

Natural de Imperatriz, no Maranhão, aos 13 anos de idade Sérgio Chaves se mudou para Fortaleza (CE) onde mora até hoje. Na infância, enfrentou situação de rua e fome, tendo que se alimentar com restos de alimentos que garimpava em lixeiras de Fortaleza. Situações que o levaram, inclusive, a abandonar os estudos, por um período. Aos 30 anos, ele concluiu o ensino regular por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), e, com o dinheiro que economizou trabalhando como entregador, começou a pagar uma faculdade particular de Direito. Sérgio fez o exame da OAB no 9º semestre, e foi aprovado no 34° Exame de Ordem Unificado da OAB. Agora, aguardando sua colação de grau para fevereiro de 2023, ele trabalha no escritório de advocacia de um procurador-geral do Ceará.