Como se destacar no meio da multidão? Como utilizar as redes sociais para divulgar o trabalho? Qual deve ser a conduta de um advogado? Essas e outras perguntas foram respondidas pelo administrador de empresas, autor e comentarista, Max Gehringer, no VII Encontro de Comissões da OAB-CE, ocorrido na quinta-feira (08/12), no Centro de Eventos do Ceará.

Durante sua fala, Gehringer frisou a necessidade de se fazer visto no meio da advocacia, já que a concorrência no mercado brasileiro é enorme, devido a grande quantidade de cursos existentes. A especialização, para ele, é um dos caminhos. “É preciso procurar novos mercados. Quando existe muita concorrência a empresa procura nichos. Especializados em casos da terceira idade ou envolvendo animais são um exemplo”, informou o administrador de empresas.

Em um momento de interação com o palestrante, o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, aproveitou a oportunidade para revelar a visão da OAB a respeito desse excessivo número de cursos de direito. “Para o novo Ministério da Educação, vamos propor o congelamento imediato de novas vagas para ensino jurídico, especialmente à distância”, disse o presidente da seccional Ceará.

Levando em conta a presença das redes sociais em todos os setores da vida, a vice-presidente da Ordem cearense, Christiane Leitão, perguntou a respeito de como utilizar esses veículos para a promoção da advocacia.
Em resposta, Gehringer afirmou que hoje se vive “quase um Big Brother” e deu dicas de como se portar nas redes. “O policiamento precisa ser muito maior. Os efeitos são maiores. Devemos prestar atenção, não dar oportunidade de interpretar mal o que foi falado. O advogado precisa lembrar que se está representando a si mesmo e a entidade”, disse.

Outro tópico abordado foi inteligência emocional nas relações interpessoais, debate levantado pelo Secretário Geral da Ordem, David Peixoto.

Através de sua experiência como administrador de empresas, Max Gehringer relatou que percebe o bom humor como diferencial no ambiente de trabalho. “Parece que os resultados são maiores do que realmente são. Também é necessário ter confiança, cliente e associado precisam confiar. Atitude positiva, postura faz muita diferença. É preciso que o advogado transpareça segurança”, salientou.

O questionamento final ficou à cargo do Secretário-Geral Adjunto da OAB-CE. Por ser o primeiro interiorano a ocupar este cargo, Rafael Ponte perguntou a respeito da importância de projetos inclusivos à todas as localidades.

O palestrante relatou que, de fato, é algo que deve ser levado em consideração, apesar de, muitas vezes, ser deixado de lado. “Por isso, a participação de pessoas das mais diversas cidades é tão importante na idealização de pautas para a advocacia. Visitar também é fundamental. Quem conhece, entende melhor”, disse.

Assistida com muita atenção pelo auditório lotado, a palestra foi uma experiência engradecedora e de muito aprendizado para todos.

O palestrante
Max Gehringer é administrador de empresas, comentarista da rádio CBN e do programa Fantástico, da TV Globo. Além disso, é autor de inúmeros artigos em revistas e de livros, dentre eles “Emprego de A a Z” e “Comédia Corporativa”.

Saiba mais sobre o VII Encontro de Comissões Temáticas da OAB-CE clicando aqui.

Confira cobertura de fotos do evento clicando aqui.