O presidente da OAB Ceará, Erinaldo Dantas, esteve na última segunda-feira, 30 de janeiro, na sede das Organização da Nações Unidas – ONU, em Nova York, recebendo formalmente o deferimento do pedido para que a Ordem cearense passe a ingressar como membro do Pacto Global da ONU.

Erinaldo Dantas registrou que foi um momento histórico da entidade, que comemora 90 anos em março, sendo talvez um dos maiores legados deixado pela gestão. “Queremos mostrar para a sociedade que a nossa Ordem está disposta a incentivar e promover a sustentabilidade ambiental, dos ecossistemas, mas também promover o respeito entre as pessoas. Faço questão de agradecer a todos os membros da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nas pessoas de Italo Bezerra, Desirée Cavalcante e Harley Carvalho, bem como ao ex-presidente da OAB e atual conselheiro federal do CFOAB, Hélio Leitão, que me apresentou essa importantíssima pauta”, afirmou o presidente da OAB-CE.

Como uma instituição que visa sempre participar de questões sociais, a OAB Ceará assinou o pedido de ingresso como membro do Pacto Global da ONU em 21 de janeiro de 2021, após a criação e requerimento da Comissão Especial Brasil/ONU de Integração Jurídica e Diplomacia Cidadã para Implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Promovemos um ato de pioneirismo que, na verdade, passamos a abrir portas para que outras instituições se inspirem e estimem aderir a estes objetivos tão importantes para a sociedade”, complementou Dantas.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas lançado em 2000, pelo então secretário-geral das ONU, Kofi Annan, é uma chamada para as empresas e instituições alinharem suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, com o objetivo de desenvolver ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 170 países.

A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir até 2030 os ODS. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os objetivos são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.